Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento de elementos de matemática, física básica e ferramentas de informática na óptica do utilizador.
Métodos de Ensino
A metodologia adotada nas aulas teórico-práticas inclui, para cada tema, 4 etapas distintas. Na 1ª contextualizam-se os alunos com um resumo da evolução recente, ao que se segue a apresentação teórica da situação e metodologias atuais optando-se pelo método expositivo e inquisitivo. Na 3ª fase mostra-se como aplicar os conhecimentos transmitidos através da apresentação de exemplos resolvidos, relatos de situações reais e resolução de exercícios. Na última fase os alunos elaboram trabalhos práticos de interpretação técnico-científica e pesquisa, em grupo, fomentando o trabalho em equipa. Algumas aulas são dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da evolução da resolução dos trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
Fornecer os conhecimentos sobre os principais componentes dos edifícios e seus processos de construção de modo a permitir a definição da constituição e organização dos diferentes elementos construtivos, nomeadamente, paredes, pavimentos, coberturas e envidraçados de edifícios, por forma a garantir a satisfação das exigências funcionais. Aquisição de aptidões e competências para conceber e dimensionar sistemas prediais de distribuição de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.
Programa
1. Introdução
Enquadramento da unidade curricular no âmbito da formação na componente dos edifícios.
2. Exigências funcionais
Conceito de exigência funcional. Análise e definição das exigências funcionais aplicadas aos diversos elementos construtivos que constituem os edifícios.
3. Tecnologias
Apresentação de diversas tecnologias associadas aos elementos construtivos paredes, coberturas, pavimentos e vãos.
4. Sistemas prediais de distribuição de águas
Conceber e dimensionar sistemas prediais de distribuição de água fria e de água quente. Apresentação de sistemas para obtenção de água quente sanitária.
5. Sistemas prediais de drenagem de águas
Conceber e dimensionar sistemas prediais de drenagem de águas residuais e de águas pluviais.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BROWN, G. Z. & Dekay, M.(2004), Sol, vento e luz. Estratégias para o projeto de arquitetura, Bookman Edition
GONÇALVES, H. et al. (1997). Edifícios Solares Passivos em Portugal, INETI
SANTOS, António (2000) – A iluminação Natural. In Ambiente em Edifícios Urbanos. Lisboa: LNEC
TIRONE, Lívia , N. (2008)– Construção sustentável: soluções eficientes hoje, a nossa riqueza amanhã. 2ª ed. Sintra: Tirone Nunes S. A.
WINES, James (2000)– Green Architecture. Koln: Taschen,
YANNAS, Simos(1994) – Solar Energy anda Housing Design, London: Architectural Association
YANNAS, Simos (1994) – Solar Energy anda Housing Design, London: Architectural Association
YEANG, Ken (1999) – Projectar com la naturaleza: bases ecológicas para el proyecto arquitectónico. Barcelona: G Gili
Apontamentos fornecidos pelo docente responsável.