Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação de frequência ou avaliação por exame.
O exame final realiza-se no final do semestre, versando sobre todo o conteúdo programático lecionado e sumariado. Apresenta-se sob a forma de uma prova escrita (sem consulta).
A avaliação contínua assentará no permanente envolvimento e qualidade de participação dos formandos nas atividades individuais e/ou de grupo e na realização de um trabalho (40%) e num teste de avaliação (60%).
Considerando o carácter teórico-prático desta unidade curricular, utilizar-se-á a exposição teórica, o trabalho de grupo e o trabalho individual, assim como aulas geridas pelos alunos, valorizando-se a sua participação e envolvimento na construção das suas aprendizagens.
Resultados de Aprendizagem
No final da UC, espera-se que o estudante:
1- Conheça as principais componentes de uma abordagem da teoria do currículo;
2- Aplique, na prática, os contributos das teorias curriculares adaptadas a diferentes contextos de formação;
3- Adote uma postura ativa e interventiva na construção de uma escola realmente inclusiva;
4- Adquira estratégias para a definição e planeamento do processo de ensino/aprendizagem, tendo em vista a resposta às necessidades de todos os alunos;
5- Mobilize para o processo educativo os conhecimentos, experiências, valores e outras componentes dos contextos e dos percursos do aluno por forma a favorecer o sucesso das aprendizagens;
6- Contribua para uma organização curricular eficiente e de acordo com as condições individuais de cada aluno.
Programa
1.Teoria do Currículo
1.1 A gestão flexível do currículo
1.2 O currículo e os processos de ensino adequados às características e condições individuais de cada aluno
2. Escola inclusiva e gestão curricular
2.1. Princípios orientadores do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho
2.2. Enquadramento do decreto no sistema educativo português e articulação entre as diferentes emanações legislativas
2.3. Intervenção com base nas respostas educativas necessárias a cada aluno
2.4. Estratégias de gestão curricular ao serviço de uma escola inclusiva
2.3. Desenho Universal para a Aprendizagem
2.4. Abordagem multinível no acesso ao currículo
2.5. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão/Medidas de gestão curricular
3. Do Projeto Educativo de escola/agrupamento em geral à diversificação curricular em particular
3.1. O Projeto Educativo de escola/agrupamento
3.2. O(s) projeto(s) de turma
3.3. O “projeto” individual de cada aluno
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Frequência - 60.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ALVES, J. M. & ROLDÃO, M. C. (2018). Articulação Curricular. O que é? Como se faz? Dos conceitos às práticas possíveis. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
HEACOX, D. (2006). Diferenciação curricular na Sala de Aula: como efetuar alterações curriculares para todos os alunos. Porto: Porto Editora
FONTOURA, M. (2006). Do Projecto Educativo de Escola aos Projectos curriculares: fundamentos processos e procedimentos. Porto: Porto Editora
DGIDC (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação
JAÉN, M.D.M., & RAMALHO, A. P. (2015). “Análisis de un estudio comparativo sobre el concepto, las prácticas y la organización escolar en el desarrollo de la inclusión en el Profesorado de España y Portugal.” E HUMANIDADES, 8, 243-245.
GASPAR, M. I. e ROLDÃO, M. C. (2007). Elementos do desenvolvimento curricular. Lisboa: Universidade Aberta.
GOODSON, I. (2001). O Currículo em mudança. Estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora.