Teoria e Prática da Fisioterapia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Exposição: para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e orientar a abordagem dos alunos;

Utilização de diferentes estudos de casos para cocriar e discutir os temas em estudo;

Discussão e resolução de problemas em pequenos grupos (4-5 alunos), tarefas comuns ou diversas.

 

 

Resultados de Aprendizagem

Após completar a unidade curricular, o aluno deverá demonstrar aptidões e competências cognitivas (desempenho mental reflexivo e conhecimento) sobre:

Os conceitos de saúde, determinantes em saúde, funcionalidade e incapacidade;

A evolução dos conceitos de saúde e dos modelos de incapacidade;

O modelo da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF), assim como  a família de classificações da Organização Mundial da Saúde;

Os conceitos de diagnóstico clínico e de diagnóstico em fisioterapia;

Prática centrada na pessoa e prática baseada na evidência;

Interpretação básica sobre níveis, tipos e graus de evidência;

O processo da fisioterapia e raciocínio clínico;

Documentação e registos simples da fisioterapia.

Após completar a unidade curricular, o aluno deverá demonstrar aptidões e competências afetivas (comportamento e atitude empáticos) sobre:

Raciocínios clínicos simples.

Programa

1. Saúde, Fisioterapia, Funcionalidade e Incapacidade (12 horas)

1.1 Evolução do conceito de Saúde e determinantes da Saúde;

1.2 Evolução dos modelos de incapacidade;

1.3 A Classificação da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF): modelo, estrutura e terminologia. A família de classificações da Organização Mundial da Saúde: articulação ICF/ICD-11.

1.4 A classificação da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF): componentes, categorias ou domínios, códigos e qualificadores. Aplicação prática (exemplos simples).

2. Condições de saúde vs Funcionalidade e Incapacidade (10 horas)

2.1 Diagnóstico clínico e diagnóstico em fisioterapia (sistema de movimento humano);

2.2 Raciocínio clínico de acordo com os determinantes da saúde, funcionalidade e incapacidade.

3. Prática Centrada na Pessoa e Prática Baseada na Evidência (9 horas)

3.1 Prática empírica, prática centrada no cliente e prática baseada na evidência;

3.2 Tipos de estudos, níveis e graus de evidência/recomendação: relação com o raciocínio clínico

3.3 Relação da Prática Centrada na Pessoa e Prática Baseada na Evidência com o raciocínio clínico e tomada de decisão do fisioterapeuta.

4. O processo da fisioterapia (12 horas)

4.1 Documentação e registo (centrado na pessoa);

4.2 Exame, Avaliação, Diagnóstico, Prognóstico (inclui plano de intervenção), Intervenção (reflexão em ação) e Avaliação de resultados;

4.3 Aplicação prática com análise e discussão breve de casos clínicos.

4.4 Desenvolvimento, em grupo, de um estudo de caso, seguindo os passos e o raciocínio clínico desenvolvido em aulas anteriores. Aplicação de mind maps e modelo de registo baseado na ICF.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:

PTA (2015). American Physical Therapy Association Positions, Standards, Guidelines, Policies & Procedures. – Minimum required skills of physical therapist graduates at entry-level. BOD G11-05-20-49 (Guideline). Elaborado em junho 1970 e corrigido em junho de 2015.

 APTA (2015). Physical Therapist Practice and The Human Movement System. Website: http://www.apta.org/MovementSystem.

Bickenbach J, Rubinelli S, Baffone C and Stucki G. The human functioning revolution: implications for health systems and sciences. Front Sci (2023) 1:1118512. doi: 10.3389/fsci.2023.1118512

Sahrmann S. (2014). The Human Movement System: Our Professional Identity. Physical Therapy. 94, 1034-1042.

WCPT (2011). Guideline for standards of Physical Therapy practice. Website:   http://www.wcpt.org/sites/wcpt.org/files/files/Guideline_standards_practice_complete.pdf

World Health Organization. (2001). International Classification of Functioning, Disability and Health. Geneva: Classification, Assessment, Surveys and Terminology Team.

 

Bibliografia Secundária:

Douglas H, Georgiou A, Westbrook J. Social participation as an indicator of successful aging: an overview of concepts and their associations with health. Aust Health Rev. 2017 Aug;41(4):455-462. doi: 10.1071/AH16038. PMID: 27712611.

 Hashidate H, Shimada H, Fujisawa Y, Yatsunami M. An Overview of Social Participation in Older Adults: Concepts and Assessments. Phys Ther Res. 2021 Jul 13;24(2):85-97. doi: 10.1298/ptr.R0013. PMID: 34532203; PMCID: PMC8419478.

 World Health Organization. (2001). International Classification of Functioning, Disability and Health. Geneva: Classification, Assessment, Surveys and Terminology Team.

 + Bibliografia suplementar identificada nas aulas.