Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Exposição: para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e orientar a abordagem dos alunos;
Utilização de diferentes estudos de casos para cocriar e discutir os temas em estudo;
Discussão e resolução de problemas em pequenos grupos (4-5 alunos), tarefas comuns ou diversas.
Resultados de Aprendizagem
Após completar a unidade curricular, o aluno deverá demonstrar aptidões e competências cognitivas (desempenho mental reflexivo e conhecimento) sobre:
Os conceitos de saúde, determinantes em saúde, funcionalidade e incapacidade;
A evolução dos conceitos de saúde e dos modelos de incapacidade;
O modelo da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF), assim como a família de classificações da Organização Mundial da Saúde;
Os conceitos de diagnóstico clínico e de diagnóstico em fisioterapia;
Prática centrada na pessoa e prática baseada na evidência;
Interpretação básica sobre níveis, tipos e graus de evidência;
O processo da fisioterapia e raciocínio clínico;
Documentação e registos simples da fisioterapia.
Após completar a unidade curricular, o aluno deverá demonstrar aptidões e competências afetivas (comportamento e atitude empáticos) sobre:
Raciocínios clínicos simples.
Programa
1. Saúde, Fisioterapia, Funcionalidade e Incapacidade (12 horas)
1.1 Evolução do conceito de Saúde e determinantes da Saúde;
1.2 Evolução dos modelos de incapacidade;
1.3 A Classificação da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF): modelo, estrutura e terminologia. A família de classificações da Organização Mundial da Saúde: articulação ICF/ICD-11.
1.4 A classificação da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF): componentes, categorias ou domínios, códigos e qualificadores. Aplicação prática (exemplos simples).
2. Condições de saúde vs Funcionalidade e Incapacidade (10 horas)
2.1 Diagnóstico clínico e diagnóstico em fisioterapia (sistema de movimento humano);
2.2 Raciocínio clínico de acordo com os determinantes da saúde, funcionalidade e incapacidade.
3. Prática Centrada na Pessoa e Prática Baseada na Evidência (9 horas)
3.1 Prática empírica, prática centrada no cliente e prática baseada na evidência;
3.2 Tipos de estudos, níveis e graus de evidência/recomendação: relação com o raciocínio clínico
3.3 Relação da Prática Centrada na Pessoa e Prática Baseada na Evidência com o raciocínio clínico e tomada de decisão do fisioterapeuta.
4. O processo da fisioterapia (12 horas)
4.1 Documentação e registo (centrado na pessoa);
4.2 Exame, Avaliação, Diagnóstico, Prognóstico (inclui plano de intervenção), Intervenção (reflexão em ação) e Avaliação de resultados;
4.3 Aplicação prática com análise e discussão breve de casos clínicos.
4.4 Desenvolvimento, em grupo, de um estudo de caso, seguindo os passos e o raciocínio clínico desenvolvido em aulas anteriores. Aplicação de mind maps e modelo de registo baseado na ICF.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
PTA (2015). American Physical Therapy Association Positions, Standards, Guidelines, Policies & Procedures. – Minimum required skills of physical therapist graduates at entry-level. BOD G11-05-20-49 (Guideline). Elaborado em junho 1970 e corrigido em junho de 2015.
APTA (2015). Physical Therapist Practice and The Human Movement System. Website: http://www.apta.org/MovementSystem.
Bickenbach J, Rubinelli S, Baffone C and Stucki G. The human functioning revolution: implications for health systems and sciences. Front Sci (2023) 1:1118512. doi: 10.3389/fsci.2023.1118512
Sahrmann S. (2014). The Human Movement System: Our Professional Identity. Physical Therapy. 94, 1034-1042.
WCPT (2011). Guideline for standards of Physical Therapy practice. Website: http://www.wcpt.org/sites/wcpt.org/files/files/Guideline_standards_practice_complete.pdf
World Health Organization. (2001). International Classification of Functioning, Disability and Health. Geneva: Classification, Assessment, Surveys and Terminology Team.
Bibliografia Secundária:
Douglas H, Georgiou A, Westbrook J. Social participation as an indicator of successful aging: an overview of concepts and their associations with health. Aust Health Rev. 2017 Aug;41(4):455-462. doi: 10.1071/AH16038. PMID: 27712611.
Hashidate H, Shimada H, Fujisawa Y, Yatsunami M. An Overview of Social Participation in Older Adults: Concepts and Assessments. Phys Ther Res. 2021 Jul 13;24(2):85-97. doi: 10.1298/ptr.R0013. PMID: 34532203; PMCID: PMC8419478.
World Health Organization. (2001). International Classification of Functioning, Disability and Health. Geneva: Classification, Assessment, Surveys and Terminology Team.
+ Bibliografia suplementar identificada nas aulas.