Terapia pelo Movimento IV

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de anatomia, fisiologia, biofísica, equipamentos e tecnologia em fisioterapia, estudos do movimento humano, neurociência e fisiopatologia.

Métodos de Ensino

Os métodos e estratégias pedagógicas adotadas incluem: exposição; demonstração/exemplificação das técnicas com prática simulada entre alunos; e resolução de problemas.

Os mecanismos de apoio e de acompanhamento do aluno incluem atendimento presencial ou à distância para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.

Resultados de Aprendizagem

a) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão nas áreas do treino funcional da pessoa com grande incapacidade e da pessoa com amputação e da fisioterapia aquática;

b) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao ciclo de intervenção em fisioterapia / processo da fisioterapia;

c) Capacidade de resolução de problemas no âmbito das áreas do treino funcional da pessoa com grande incapacidade e da pessoa com amputação e da fisioterapia aquática, e de construção e fundamentação da sua própria argumentação;

d) Capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente nas áreas do treino funcional da pessoa com grande incapacidade e da pessoa com amputação e da fisioterapia aquática, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;

e) Competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, particularmente nas áreas do treino funcional da pessoa com grande incapacidade e da pessoa com amputação e da fisioterapia aquática, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;

f) Competências de aprendizagem, particularmente nas áreas do treino funcional da pessoa com grande incapacidade e da pessoa com amputação e da fisioterapia aquática, que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Programa

1. Treino funcional da pessoa com grande incapacidade (21h)

– Bases do treino funcional da pessoa com grande incapacidade;

– Cuidados gerais e posicionamentos

– Utilização e conservação da ortótese;

– Recondicionamento físico;

– Treino de atividades da vida diária (básicas e instrumentais) e atividades funcionais;

– Treino da marcha;

– Ensino e aconselhamento do utente/cuidador.

2. Treino funcional da pessoa com amputação (9h)

– Bases do treino funcional da pessoa com amputação;

– Fases pré-protésica e protésica

– Cuidados gerais e posicionamentos do membro residual e do membro remanescente

– Utilização e conservação da prótese/ortótese

– Gestão da dor do membro residual

– Recondicionamento físico

– Treino de atividades da vida diária (básicas e instrumentais) e atividades funcionais

– Treino da marcha

– Ensino e aconselhamento do utente/cuidador

3. Fisioterapia aquática (30h)

– Princípios hidrostáticos e hidrodinâmicos;(2h)

– Biomecânica e cinesiologia do movimento humano em meio aquático; (4h)

– Efeitos fisiológicos da imersão e do exercício físico na água; (2h)

– Vantagens e benefícios, precauções e contraindicações; (1h)

– Segurança e prevenção do risco; (1h)

– Procedimentos de emergência;(1h)

– Avaliação e registo; (1h)

– Noções básicas sobre manutenção; (1h)

– Materiais e equipamentos; (1h)

– Halliwick;(4h)

– Relaxamento; (1h)

– Bad Ragaz;(4h)

– Hidroterapia em classe/grupo.(3h)

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primária             

– O’Sullivan, S. B. & Schmitz, T. J. (2010). Improving Functional Outcomes in Physical Rehabilitation. Philadelphia: F. A. Davis Company.

– Buchwald, E. (1952). Physical Rehabilitation for Daily Living. New York: McGraw-Hill.

– Skinner A. T. & Thomson, A. M. (1985). Duffield: Exercícios na Água. São Paulo: Editora Manole.

– CASTANEDA, Luciana. Próteses de membros superiores e inferiores: indicações e confecção. In: UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Atenção à pessoa com deficiência I: transtornos do espectro do autismo, Síndrome de Down, pessoa idosa com deficiência, pessoa amputada e órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção. São Luís: UNA-SUS; UFMA, 2021.

– Reabilitação do doente amputado. Experiência do centro de reabilitação do Alcoitão. Coordenação: Natália Ramos e Tomás Stuve de Barros. Edições Santa Casa. 2019. 

 

Secundária:

– Jull, G.; Moore, A.; Falla, D.; Lewis, J.; McCarthy, C.; Sterling, M. (2015). Grieve’s Modern Musculoskeletal Physiotherapy. ISBN 9780702051524. Editorial CHURCHILL LIVINGSTONE

– Webster, Joseph B. MD; Crunkhorn, Andrea DPT; Sall, James PhD; Highsmith, M. Jason PhD; Pruziner, Alison DPT; Randolph, Billie J. PhD Clinical Practice Guidelines for the Rehabilitation of Lower Limb Amputation, American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation: September 2019 – Volume 98 – Issue 9 – p 820-829 doi: 10.1097/PHM.0000000000001213

– Koury, J.M. (1996). Aquatic Therapy Programming: Guidelines for Orthopedic Rehabilitation. Champaign, IL: Human Kinetics.

– Campion, M. R. (2000). Hidroterapia – Princípios e Prática. São Paulo: Editora Manole.

– Becker, B. E. (2009). Aquatic Therapy: Scientific Foundations and Clinical Rehabilitation Applications. PM&R, 1 (9): 859–872.

– Doig, G. S. (2008). Evidence-based systematic review of the effectiveness of hydrotherapy in acute and chronic medical conditions. Sydney: EvidenceBased.net.

– Bates, A. & Hanson, N. (1998). Exercícios Aquáticos Terapêuticos. São Paulo: Editora Manole.

– Becker, B. E. & Cole, A. J. (2003). Comprehensive Aquatic Therapy, 2nd edition. Philadelphia: Butterworth-Heinemann.