Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular centrar-se-á na articulação de conteúdos e temas das quatro áreas disciplinares e em exercícios artísticos. As sessões, que contemplarão a especificidade das áreas artísticas e a sua posterior integração, dividem-se em períodos de exposição teórica e atividades práticas, privilegiando-se, desta forma, a observação, a análise e a experimentação baseadas nos conteúdos abordados.
A avaliação será contínua ou por exame.
Contínua:
1. Provas práticas – avaliação do desempenho individual dos estudantes nas tarefas e atividades propostas nas aulas (50%);
2. Projeto/Trabalho: conceção teórico-prática, em grupo, de um exercício de integração de expressões artísticas a partir de um referente artístico proposto pelos docentes (50%).
Exame:
Prova teórica (100% – 20 valores).
Resultados de Aprendizagem
3.1 Identificar os processos criativos envolvidos nas técnicas ativas de expressão e comunicação.
3.2 Conhecer e saber utilizar as linguagens elementares das artes, adequando-as às necessidades dos destinatários, utilizando técnicas e estratégias das expressões que integrem os domínios do processo artístico.
3.3 Desenvolver exercícios orientados para a intervenção interdisciplinar artística, no domínio da educação para a saúde.
Programa
4.1 Estudo e vivência experiencial dos conteúdos:
4.1.1 Arte terapia
4.1.1.1 Fundamentos conceptuais da arteterapia – arte e cultura como referentes.
4.1.1.2 Técnicas e métodos de trabalho – práticas bidimensionais e tridimensionais.
4.1.2 Dançoterapia
4.1.2.1 Aspetos conceptuais: corpo, relação e expressão – abordagens teóricas e pressupostos básicos.
4.1.2.2 Intervenção: orientações metodológicas e abordagens, em diferentes contextos e populações.
4.1.3 Dramaterapia
4.1.3.1 Do teatro à Dramaterapia.
4.1.3.2 Vivência prática dos elementos dramáticos e a sua implicação para a promoção do bem estar pessoal e social.
4.1.4 Musicoterapia
4.1.4.1 Aspetos conceptuais: elementos constitutivos da música – a sua influência no comportamento humano; Musicoterapia – princípios e fundamentos.
4.1.4.2 Intervenção: abordagem aos métodos musico terapêuticos – propostas de adequação a diferentes contextos e populações.
4.2 Integração das artes em processos de intervenção.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 50.0%
- - Projecto - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Berrocal, J. (2013). Música y neurociencia: la musicoterapia: sus fundamentos, efectos y aplicaciones terapéuticas. Carrera ed.
Bruscia, K. (2014). Defining Music Therapy (3rd Edition). Barcelona Publishers. ISBN: 978-1-937440572
Ciornai, S. (org.). (2005). Percursos em arteterapia: arteterapia e educação, arteterapia e saúde. Summus.
Ciornai, S. (2004). Percursos em arteterapia: ateliê terapêutico, arteterapia no trabalho comunitário, trabalho plástico e linguagem expressiva, arteterapia e história da arte. Summus.
Leigh, Lauraine et al, (2012). Dramatherapy with Children, Young
People and Schools. Enabling Creativity, Sociability,
Communication and Learning. Routledge.
Meekums, B. (2002). Dance Movement Therapy. Sage publications.
Payne,H. (2006). Dance movement therapy, theory and practice. Routledge.
Motos Teruel, Tomas (2015). Teatro aplicado: teatro del oprimido, teatro playback, dramaterapia. Octaedro.
Pereyra, G. (2013). Musicoterapia; iniciación, técnicas y exercícios. Ediciones Robinbook.