Tópicos de Cálculo Financeiro

Matemática

Português

O ensino da unidade curricular baseia-se em bibliografia recente e na experiência obtida através da prática. A pedagogia do curso é fortemente interativa. Pretende uma participação substancial dos alunos e uma aprendizagem com base no saber-fazer. A ênfase é colocada em auxiliar os alunos a relacionarem os conceitos, ideias e teorias à prática real.

Português

Os conteúdos propostos permitem ao aluno o conhecimento dos principais procedimentos de cálculo presentes no âmbito das operações financeiras básicas. Para além disso, possibilitam a aplicação desses procedimentos a situações da vida real, mormente ao cálculo de juros civis e comerciais para exigir o cumprimento de obrigações pecuniárias (tópicos 1 e 2 e 3) e à avaliação de processos de insolvência e de planos de recuperação de empresas (tópicos 3, 4 e 5), com as quais é suposto o solicitador confrontar-se no exercício da sua actividade.

1. 1.    OPERAÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO E DE ATUALIZAÇÃO

1.1Juro simples e juro composto

1.2Cálculo dos juros na prática bancária

1.3   Formas de desconto

1. 2.    TAXAS DE JURO

2.1.    Taxas proporcionais e equivalentes

2.2.    Taxas nominais e efectivas

2.3.    Taxa média de aplicação

2.4.    Taxa anual efectiva global

1. 3.    EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS

3.1.    Capitais equivalentes

3.2.    Taxa de avaliação

1. 4.    RENDAS

4.1.    Conceito, características e classificação

4.2.    Rendas de amortização de termos constantes

4.3.    Rendas de acumulação de termos constantes

4.4.    Rendas antecipadas e diferidas

1. 5.    FONTES DE FINANCIAMENTO DE LONGO PRAZO

5.1.    Empréstimos clássicos: Noção e características

5.2.    Sistema de amortização de empréstimos: amortização única e reembolsos periódicos

5.3.    Construção de quadros de amortização

5.4.    Outras fontes de financiamento

FUNDAMENTAL

1. Ana Paula Quelhas e Fernando Correia. (2017). Manual de Matemática Financeira, Coimbra, Editora Almedina

COMPLEMENTAR

1. Alves Mateus. (2004). Exercícios Práticos de Cálculo Financeiro, Edições Sílabo 3ª Edição.

2. Azevedo Rodrigues e Isabel Nicolau. (2010). Elementos de Cálculo Financeiro, Rei dos Livros, 9ª Edição.

3. Fernanda Matias, Ana Martins, Carlos Monteiro e Telma Correia . (2020). Matemática Financeira – Teoria e Prática. Edições Sílabo

4. Natália Canadas. (1998). A Matemática do Financiamento e das Aplicações de Capital, Plátano Editora

5. Rogério Matias. (2018). Cálculo Financeiro – Teoria e Prática, Escolar Editora, 6ª Edição.