Conhecimentos de Base Recomendados
A frequência da UC de Metodologias de Investigação Científica (MIC) é considerado um requisito base para esta UC.
É pois recomendável que o aluno esteja na posse dos conhecimentos apreendidos na UC de MIC.
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma Unidade não letiva, o “Método de Ensino” não será aplicável.
No entanto, o Regulamento do 2º Ciclo do IPC, no geral, e o Regulamento dos Cursos do 2º Ciclo (Mestrados) do ISCAC, na secção Projeto, definem algumas considerações quanto à Orientação científica dos trabalhos.
Acresce ainda a implementação de uma Metodologia de Motivação consubstanciada na realização de um ciclo de aulas abertas e seminários, em cada edição do Mestrado. Estas realizam-se num regime de frequência livre e decorrem durante os trimestres letivos.
Resultados de Aprendizagem
É objetivo principal desta UC não letiva potenciar o trabalho de investigação científica, auxiliando os alunos a desenvolver novas competência de investigação. Adicionalmente, pretende-se que esta U.C e toda a dinâmica implementada, permita manter a ligação dos alunos à Escola, aos orientadores e aos colegas, numa importante linha de continuidade.
Como objetivos específicos pretende proporcionar um estudo aprofundado sobre os métodos e práticas de
investigação em SIG e ajudar a compreender e ultrapassar com sucesso as diversas etapas do processo de
investigação científica.
Proporcionar informação atualizada e reforçar a aquisição de novas competências técnicas e científicas são os pontos-chave desta UC não letiva. Em termos de competências, os alunos desenvolvem:
– a capacidade de investigação;
– aptidões técnicas;
– a análise sistemática e o espírito crítico;
– a escrita científica (artigos, relatórios, entre outros);
– a capacidade de exposição científica.
Programa
Tratando-se de uma Unidade não letiva, o “Programa” não será aplicável, no sentido estrito dos conteúdos definidos para lecionação na UC.
No entanto, o Regulamento dos Cursos do 2º Ciclo (Mestrados) do ISCAC, na secção Projeto e respetivos artigos, define: os Objetivos e duração; as Modalidades; Regras de Elaboração; a Supervisão e a Orientação dos trabalhos.
A Unidade não letiva de Projeto possui um plano de trabalhos que se encontra vertido na proposta de Projeto submetida pelos mestrandos, após apreciação científica pelo seu orientador e coorientador, caso exista; bem assim como apreciação técnico-científica pelo supervisor na Organização.
A proposta é sujeita a aprovação pelo Conselho Técnico-Científico, sob consideração da Comissão Científica do Mestrado.
Ao plano de projeto de cada Mestrando acresce, com intuito agregador, a proposta de um programa de aulas abertas, que procura motivar os alunos e criar oportunidades de desenvolvimento para os trabalhos científicos e técnico-científicos. O programa possui uma distribuição que privilegia a realização de 3 aulas abertas por trimestre, num total de 12 anuais, com uma duração média de 1h30.
Os conteúdos versados nas aulas abertas são apreciados anualmente pela Comissão Científica do Mestrado que promove os temas, em coerência com os objetivos motivacionais da Unidade não letiva, a atualidade dos tópicos e o potencial de interesse para as áreas científicas do ciclo de estudos e para o trabalho desta Unidade.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Diário da República, 2.ª série, Parte E, Nº 149 de 6 de agosto de 2019, Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Coimbra; acedido em 3/12/2019, http://www.iscac.pt/getfile.php?id=12119
A bibliografia recomendada para o Projeto é definida em conformidade com o âmbito científico e técnico-científico do projeto e com o contributo proposto, atendida a área técnico-organizacional da Instituição integrante do projeto.
É ainda indicada como referência a bibliografia geral das Metodologias de Investigação Científica,
nomeadamente:
- Amaro, A.C.S., Elementos de Apoio à unidade curricular de MIC, Materiais de Apoio- Plataforma Académica Nónio, 2020-21.
Contempla todos os elementos, de produção própria, para suporte pedagógico à UC de MIC. - Severino, A.J. , Metodologia do trabalho científico, Cortez Editora, 23ª Edição, 2013.
(https://docero.com.br/doc/xn500, disponível em 15-05-2020) - Bryman, A., e Bell, E. (2007). Business research methods. Oxford: Oxford University Press.