Turismo Cultural e Museologia

N/A

Dado o caráter teórico-prático da unidade curricular, à exposição de conteúdos programáticos sucederá a participação dos formandos no processo de ensino – aprendizagem, podendo a mesma revestir a forma de debate de determinados temas, a organização de trabalhos tendo subjacente a análise de informação escrita, a realização de visita/s de estudo a espaços patrimoniais.
A Avaliação poderá ser:
1) Avaliação periódica, tendo como parâmetros: Realização de trabalhos de tipo diverso (relatório/ recensão) (40% ); – Realização de uma prova de avaliação escrita (60%).
2) Avaliação por Exame– Realização de um Exame (100%).

1. Compreender o património como recurso turístico
2. Avaliar a relevância do turismo cultural na sociedade atual
3. Compreender a relação entre os recursos patrimoniais e o turismo
4. Avaliar a importância dos museus no âmbito da oferta turística
5. Identificar estratégias de dinamização cultural e turística do património local

1. O turismo cultural na atualidade
1.1. O turismo cultural como fenómeno social
1.2. Património e turismo cultural
1.3. Produtos de referência no âmbito do turismo cultural
2. Museus e turismo
2.1. Museus, memória e identidade cultural
2.2. O museu e a dinamização do património cultural
2.3. Museus, comunidade local, turismo e desenvolvimento
3. Interação entre os recursos patrimoniais e o turismo
4. Estratégias de dinamização cultural e turística do património local

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho de síntese - 40.0%

Cabral, C. B. (2011). Património Cultural Imaterial. Edições 70.
Carvalho, A. (2011). Os Museus e o Património Cultural Imaterial. Estratégias para o desenvolvimento de boas práticas. Edições Colibri/CIDEHUS
Campos, R. (2021). Museums, Tourism and Interpretation of the Heritage. In Rosa dos Ventos- Turismo e Hospitalidade, v. 13, nº3, pp. 894-900. https://redib.org/Record/oai_articulo3320015-museums-tourism-interpretation
Figueira, V. & Dias, R. ( 2011). A Responsabilidade Social no Turismo. Escolar Editora.
Navarro, M. S. & Riera, R. G. (2012). Museo y Comunidad. Un Museo para todos los públicos. Trea.
Oliveira, C., Pinto, J. F & Ferreira, L. (orgs). (2011). Turismo, Património e Inovação. Edições Afrontamento.
Puche, S.M., Molina, N.L. Gil, T.M. (eds.) (2016). Identidad, ciudadanía y patrimonio. Trea.
Santos , M. G. M. P. (Org.) (2010). Turismo Cultural, Territórios e Identidades.Edições Afrontamento.
Usillos, A.G. (2012). Manual practico de museos. Trea.