Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia reparte-se entre as seguintes atividades:
Aulas teórico-práticas de modo a dotar os estudantes de conceitos considerados essenciais para a aprendizagem e construção criativa;
Análise de estudos de casos de boas práticas e discussão em sala de aula, designadamente pela aplicação da técnica do benchmarking;
Desenvolvimento de trabalhos a apresentar em sala de aula;
Sessões de orientação tutorial destinadas a acompanhar e supervisionar o trabalho autónomo não presencial desenvolvido pelos estudantes
Os estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: Avaliação Contínua ou Exame Final (teste escrito).
A avaliação contínua é baseada nos seguintes parâmetros de avaliação:
a. prova individual de avaliação de conhecimentos (40% da nota final);
b. realização e apresentação de um trabalho de grupo (50%);
c. participação e interesse nos trabalhos realizados nas aulas (10%)
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os aspetos concetuais associados à gastronomia, património, turismo, autencidade e identidade.
2. Reconhecer a importância da gastronomia para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos
3. Distinguir a gastronomia como consumo turístico e agastronomia como factor de diferenciação/ identidade
4. Relacionar as tendências atuais da procura turística com a oportunidades de desenvolvimento de turismo gastronómico
5. Conhecer a procura potencial e os diferentes segmentos do turismo gastronómico
6. Identificar as oportunidades da gastronomia para o desenvolvimento de novos destinos, para enriquecer e diversificar a oferta e para estabelecer redes com outros produtos locais e denominações de origem.
7. Reconhecer as oportunidades e desafios do turismo gastronómico em Portugal.
8. Desenhar produtos de turismo gastronómico
Programa
1. A gastronomia como recurso turístico:
1.1. Identidade, património e gastronomia
1.2. Turismo Cultural, Turismo Gastronómico e Enoturismo
1.3. A importância da gastronomia e do vinho na experiência turística
1.4. A gastronomia e o desenvolvimento turístico sustentável
2. As novas tendências da procura turística.
3. Perfil do turista gastronómico.
4. Fatores criticos na estruturação da oferta de Turismo Gastronómico.
5. O Turismo Gastronómico em Portugal:
5.1. Fatores de competitividade
5.2. Destinos concorrentes
5.3. Oportunidades
5.4. Estratégia de desenvolvimento.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Noémi, M. (2012).Imagen y promoción de los destinos turísticos en internet: El caso de los Municipios de la Isla Madeira. Estudios y Perspectivas en Turismo, 21(4), 825-837. Centro de Investigaciones y Estudios Turísticos: Buenos Aires, Argentina.
Sarasa, J. (2015). Mito y estrategias para un destino romántico: La ciudad de Teruel. Cuadernos de Turismo, 36, 39-54.
Cobuci, L., Nascimento, L, & Medeiros, E. (2017). Festival ‘Cultura e Gastronomia Tiradentes’: uma análise do comportamento do consumidor do turismo gastronômico. Revista Tur smo & Desenvolvimento, 27/28, 2325 – 2344.
Mira, M.R., Breda, Z.J. (2021). Internationalization of Tourism Destinations: Networking systems management. Journal of Tourism and Services, 23(12), 105-131. https://doi.org/10.29036/jots.v12i23.285
Mira, M. R., Mónico, L., & Breda, Z. (2021). Territorial dimension in the internationalization of tourism destinations: Structuring factors in the post-COVID19. Tourism & Management Studies, 17(4), 33-44.