O IPC encontra-se acreditado, pelo Portugal 2020, para prestação de serviços qualificados às PME no âmbito das várias tipologias de projetos simplificados, comummente designados de projetos “Vales”. O IPC presta também serviços qualificados no âmbito de projetos individuais de I&DT empresarial.
Projetos "Vales"
Os Vales Oportunidades de Investigação visam promover a avaliação e identificação de problemas técnicos específicos que interessa resolver para reforçar a competitividade da empresa ao nível da melhoria de produtos e processos. São serviços suscetíveis de apoio neste âmbito:
– Identificação de problemas técnicos ao nível de produtos e processos, cuja resolução envolva a contratação de serviços de I&D ou de transferência de tecnologia, incluindo a demonstração de tecnologia não disseminada no setor;
– Avaliação de oportunidades de I&D e identificação de uma estratégia de I&D e respetivo plano de ação;
– Assistência técnica para implementação de recomendações de curto prazo.
Os serviços a prestar deverão incidir sobre tecnologias que se situem num Nível de Maturidade Tecnológica igual ou inferior a 7 – demonstração de protótipo.
Os Vales Indústria 4.0 visam a realização de um diagnóstico, com um conjunto de recomendações, que permita às empresas a definição de um plano de ação para a digitalização dos processos, a interconectividade dos produtos e processos do ajustamento do modelo organizacional, com recurso às novas tecnologias. São serviços suscetíveis de apoio neste âmbito:
– Diagnóstico e estratégia de implementação de processos associados ao comércio eletrónico;
– Diagnóstico e estratégia de implementação de outros processos associados à Indústria 4.0.
Os Vales Comércio consistem na elaboração de um diagnóstico, centrado na produção de um conjunto de recomendações, que permitam às micro e PMEs, a definição de um plano de ação conducente ao reforço da sua capacitação empresarial. Os serviços a prestar devem potenciar a sustentabilidade dos negócios, o conhecimento dos mercados e a interface com agentes económicos relevantes nos mercados externos. São serviços suscetíveis de apoio neste âmbito a assistência e consultadoria ao nível da:
– Inovação organizacional e gestão. Introdução de novos métodos ou filosofias de organização do trabalho, redesenho e melhorias de layout, ações de benchmark, diagnóstico e planeamento;
– Criação de marcas e design. Conceção de marcas próprias ao nível do produto e da empresa;
– Qualidade. Utilização de normas e especificações técnicas orientadas para o setor do comércio, serviços e restauração;
– Economia digital e TIC. Definição de modelos de negócio com vista à inserção das PME na economia digital, que permitam a concretização de processos desmaterializados com clientes e fornecedores, contribuindo para a sua promoção internacional.