ENTEP promove melhoria do ensino na Educação Superior na Rússia e China

O Politécnico de Coimbra (IPC) está a participar num projeto internacional que pretende melhorar a prática de ensino na Educação Superior na Rússia e na China, desenvolvendo e melhorando a qualidade do ensino e da educação e a ciência educacional nestes países.

O projeto ENTEP é liderado pela Universidade Técnica de Dresden (Technische Universität Dresden), na Alemanha, e envolve instituições de ensino superior do Reino Unido, Itália, Rússia e China, a par do Politécnico de Coimbra. Estes parceiros, com experiência na formação de professores de ensino superior, formam um consórcio para poderem beneficiar reciprocamente das suas diferentes experiências, perfis e conhecimentos específicos. O projeto centra-se na construção de cooperação e intercâmbio de boas práticas de ensino entre universidades europeias, russas e chinesas, o que acabará resultando na modernização de projetos de interesse comum.

A equipa do IPC é liderada por Susana Gonçalves, coordenadora do Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP), e conta com a participação de docentes (Susana Gonçalves, Rui Costa, Paula Fonseca e Luís Roseiro) de quatro unidades orgânicas do IPC (ESEC, ESAC, ESTeSC e ISEC). Devido aos constrangimentos causados pela pandemia por COVID-19, o projeto prolonga-se até outubro deste ano, sendo o último evento organizado em Coimbra, pelo CINEP. Assim, em maio, a equipa do IPC desenvolve um seminário online para docentes doutorados das universidades russas e chinesas, tendo já no passado organizado um simpósio e recebido uma delegação dessas universidades para reuniões, visitas de estudo às unidades orgânicas e formação presencial. O seminário de maio conta já com mais de 250 inscritos, incluindo docentes e doutorandos das universidades russas e chinesas. O último congresso deste projeto irá também decorrer em Coimbra, em setembro de 2021, com organização do IPC.

Segundo as instituições promotoras do projeto, a educação eficaz de professores é fundamental para a capacidade dos professores de enfrentar mudanças educacionais e lidar com condições socioeconómicas diversas, no entanto, ao longo da carreira de um professor é necessária mais formação profissional, à medida que surgem diferentes necessidades profissionais ou se alteram as circunstâncias.

Assim, o ENTEP tem como principais objetivos: Identificar fraquezas, necessidades e questões emergentes nas práticas de ensino e combiná-las com as melhores práticas da União Europeia; Internacionalizar e harmonizar as práticas de ensino na UE, Rússia e China através de uma série de workshops e seminários e melhorar a qualificação do corpo docente em pedagogia, permitindo aos educadores desenvolver estratégias de inovação e conteúdos atualizados; Estabelecer uma rede de Centros de Ensino e Aprendizagem e permitir que seus funcionários apoiem uns aos outros e desenvolvam seus próprios conhecimentos; Desenvolver um conjunto de diretrizes profissionais para formadores de professores e introduzir ferramentas de aprendizagem e ensino, metodologias e abordagens pedagógicas; Projetar e fornecer um currículo moderno baseado em módulos para o treinamento de professores de ensino superior; Apresentar módulos sobre métodos de ensino, pedagogia e psicologia nos currículos de doutorado e mestrado; Melhorar a qualidade, relevância e convergência com as iniciativas da EU; Apresentar e divulgar os resultados do projeto.

In Jornal do IPC n.º 14