IPC garante financiamento para nova residência em S. Martinho do Bispo

O Politécnico de Coimbra (IPC) assinou o contrato para construção de uma nova residência em Coimbra. São 400 novas camas que vão estar disponíveis para os estudantes do IPC num novo edifício denominado Espaço U, a construir no campus em que se localiza a Escola Superior Agrária, o Instituto de Contabilidade e Administração e os Serviços Centrais do IPC, em S. Martinho do Bispo.

O contrato foi ontem assinado pelo vice-presidente do IPC, José Gaspar, com o Governo, durante a Sessão Comemorativa do “Dia Mundial da Ciência: a excelência da investigação em Portugal”, no âmbito Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), e representa um investimento de cerca de 13 milhões de euros.

Este contrato surge na sequência das propostas apresentadas pelo Politécnico de Coimbra ao financiamento no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), que contemplam também os contratos já assinados para reabilitação das residências já existentes nesta cidade, com cerca de 350 camas, e para construção de uma nova residência em Oliveira do Hospital com 100 camas.

Na cerimónia, que contou com a presença do primeiro-ministro António Costa, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, foram assinados contratos com mais sete entidades. Os termos de aceitação agora assinados decorrem do reforço anunciado em setembro pelo primeiro-ministro António Costa, no valor de 72 milhões de euros, que acresce à dotação inicial, no valor de 375 milhões de euros.