IPC vai ser “Polytechnic University of Coimbra” e conferir doutoramentos

O Politécnico de Coimbra vai poder atribuir o grau de doutor e adotar a designação “Polytechnic University of Coimbra”, na sequência da aprovação de uma proposta que teve lugar hoje, dia 24 de fevereiro, no Parlamento.

A designação “Polytechnic University” aplica-se a todos os Institutos Politécnicos Portugueses. A proposta foi apresentada hoje à Assembleia da República pela Comissão de Educação e Ciência, com o intuito de valorizar o ensino politécnico nacional e internacionalmente, reconhecendo a estas instituições de ensino superior a possibilidade de conferir o grau de doutor.

Para o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, este é o “desfecho justo e o culminar de uma luta de muitos anos” que tem vindo a desenvolver, em conjunto com o Conselho Coordenador de Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). “Uma larga representação da nova Polytechnic University of Coimbra, com muitos estudantes presentes, assistiu em direto a este momento de glória, com muitos anos de luta. Estamos todos de parabéns pelo trabalho realizado”, afirma o responsável.

Jorge Conde recorda que a alteração da designação em inglês para “Polytechnic University”, adotando uma designação universal e conhecida no mundo inteiro, é determinante para o reconhecimento da instituição no estrangeiro, dado que a palavra instituto não é específica, esclarecedora, identitária e não reconhece o trabalho que vem a ser feito. “A alteração da designação garante em Portugal e no estrangeiro um maior número de alunos, benéfico para as instituições e para o país”, garante.

“Os Institutos Politécnicos podem adotar a designação em língua inglesa de Polytechnic University”, refere o diploma hoje aprovado que prevê uma alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo e do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), que está neste momento a ser alvo de uma revisão. As mudanças do atual diploma preveem que as instituições possam “utilizar em conjunto com a sua designação em língua portuguesa, que é sempre obrigatória, uma designação em língua inglesa”.

24.02.2023