Mestrado conjunto Erasmus Mundus em Engenharia Eletrotécnica no ISEC acolhe estudantes vindos de todo o mundo

O Politécnico de Coimbra, através do Instituto Superior de Engenharia (ISEC), acolhe estudantes de todo o mundo que frequentam o Mestrado Erasmus Mundus em Mobilidade Eléctrica e Sistemas de Energia (Erasmus Mundus Joint Master Degree in Sustainable Transportation and Electrical Power Systems – EMJMD STEPS). Atualmente decorre a segunda edição, aprovada em 2019 pela Comissão Europeia, e que oferece um grau conjunto de mestrado assente no ensino internacional altamente especializado. Este mestrado prepara engenheiros elétricos e eletrónicos altamente qualificados em duas áreas do setor de energia: Transporte Elétrico e Sistemas de Energia, com forte incidência na eficiência energética e nas questões de sustentabilidade.

A formação decorre nas várias instituições de ensino superior parceiras do projeto: a Universidade de Oviedo, Espanha, responsável pela coordenação, a Universidade de Nottingham, Reino Unido, a Universidade de Roma “La Sapienza”, Itália, e no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra. São membros associados deste projeto instituições de prestígio internacional como as universidades de Wisconsin-Madison e de Illinois nos EUA, de Santa Maria no Brasil, de Yeungnam na Coreia do Sul, entre outras, e mais de 15 empresas líderes globais nos setores da energia e transportes.

O curso está estruturado em dois anos académicos, com quatro semestres de 30 ECTS – com um total de 120 ECTS. Os estudantes podem estabelecer o seu próprio currículo com base na sua formação prévia e interesses profissionais, embora o mestrado ofereça dois ramos preferenciais: Mobilidade Eléctrica e Sistemas de Energia.

Os estudantes fazem o seu curso em pelo menos três países diferentes, com dois percursos de mobilidade alternativos: Coimbra-Nottingham-Oviedo ou Roma-Nottingham-Oviedo. No ISEC decorre, assim, o primeiro semestre do ramo de Sistemas de Energia. Têm igualmente oportunidade de realizar um estágio numa universidade ou empresa associada na Europa, América ou Ásia. O curso é lecionado em inglês, mas os estudantes têm a possibilidade de trabalhar em pelo menos outras três línguas oficiais da União Europeia. Aos estudantes que completarem com sucesso o programa académico do EMJMD STEPS será outorgado o Joint Master Degree in Sustainable Transportation and Electrical Power Systems (STEPS) por todas as universidades do Consórcio, plenamente reconhecido nos quatro países parceiros.

ALTA EMPREGABILIDADE

E AMBIENTE MULTICULTURAL

Segundo Marina Perdigão, coordenadora do Mestrado no ISEC, o ambiente multicultural e a mobilidade impostos pelo plano curricular do EMJMD-STEPS encontram-se perfeitamente alinhados com as estratégias de internacionalização dos parceiros e, em particular, do ISEC-IPC.

O Consórcio STEPS tem atraído alunos de diferentes partes do mundo, especialmente da Ásia, África, América Latina, Mediterrâneo Sul e Ásia Central. Ao todo, mais de 90% de candidaturas nas oito edições já existentes do Master vieram dessas áreas geográficas, especialmente da Ásia. Quase 55% dos candidatos vêm da Ásia, especialmente do Paquistão (quase 25% de todas as candidaturas), Bangladesh, Índia, China e Nepal (quase outros 25%). A estratégia de comunicação do STEPS aposta em ações de marketing nas redes sociais, que são particularmente eficazes para alcançar candidatos asiáticos. Relativamente a ex-alunos, o número de alunos formados no STEPS Master é atualmente 68, de 34 países diferentes em todo o mundo.

“O Mestrado pretende ser um trampolim para os estudantes progredirem nas suas carreiras profissionais ou académicas, num setor temperado de inovação e em crescimento rápido e promissor: as energias renováveis e a sua integração e os sistemas de transporte sustentáveis”, explica Marina Perdigão, referindo que os membros associados têm contribuído com a sua especialização através de seminários e estágios no decorrer do mestrado e em particular no último semestre. Esta colaboração facilita a integração dos graduados quer a nível de progressão de estudos (doutoramento) quer no mercado de trabalho, permitindo uma ligação direta ao mundo empresarial.

Até ao momento, cerca de 95% dos estudantes formados no Mestrado estão empregados, muitos deles em empresas multinacionais ou em instituições de pesquisa. Em alguns casos, foram contratados imediatamente após a formatura, muitas vezes na empresa onde realizaram os estágios ou como investigadores e candidatos a doutoramento em universidades parceiras.

Para a docente do ISEC, o mestrado tem proporcionado igualmente experiências enriquecedoras do ponto de vista pedagógico dada à multiculturalidade dos alunos, dado oportunidades ao corpo docente, facilitando a interação com grupos de investigação e grupos académicos de alto nível e, simultaneamente, aprimorando a relação com as empresas e instituições de ensino superior envolvidas. “Este mestrado Erasmus Mundus tem contribuído para fortalecer a colaboração e o intercâmbio de estudantes e professores à escala europeia e mundial, quer no setor académico, quer empresarial, estabelecendo um equilíbrio entre as ciências e as ciências aplicadas, missão por excelência do Instituto Politécnico de Coimbra”, conclui.

In Jornal do IPC n.º 9