Politécnico de Coimbra recebe estudantes de fora da Europa

O Politécnico de Coimbra tem vindo a apostar na captação de financiamento para mobilidades com países parceiros fora do tradicional intercâmbio com a União Europeia, no contexto do subprograma International Credit Mobility (ICM), o que tem permitido aprofundar e alargar a cooperação internacional com parcerias em novos países, ampliando a sua área de intervenção e gerando novas oportunidades.

O ICM dá a oportunidade para que estudantes, docentes e pessoal não docente do IPC possam realizar missões de estudo, ensino e formação numa Instituição de Ensino Superior (IES) parceira fora do espaço europeu e financia também a vinda de estudantes, docentes e staff dessas instituições parceiras para o IPC.

As mobilidades ICM, para além da aquisição de competências individuais para os seus beneficiários, contribuem para ampliar a área de intervenção internacional e potenciam sinergias na perspetiva de um crescimento sustentável assente no desenvolvimento da capacidade de inovação e na partilha de boas práticas ao nível do ensino superior. Os objetivos do projeto inscrevem-se nas prioridades definidas no âmbito da estratégia de internacionalização do IPC, nomeadamente, as que se referem à promoção da cooperação com IES fora da União Europeia. Com este projeto, pretende-se incrementar o desenvolvimento e aprofundamento das relações já existentes com IES de países parceiros, bem como estimular o estabelecimento de novas parcerias.

A pandemia condicionou fortemente a execução dos projetos ICM em curso, que tenta retomar agora alguma normalidade. Até à presente data, o IPC recebeu 36 estudantes incoming provenientes de 10 países, nomeadamente, Cabo-Verde, Cazaquistão, Coreia do Sul, Cuba, Geórgia, Kosovo, Jordânia, Marrocos, Moldávia e Rússia.

No próximo mês de maio, é expectável que o número de mobilidades incoming aumente, dado que o IPC está a organizar uma semana internacional cuja temática é destinada às mobilidades fora da Europa e o público-alvo são docentes e staff das IES parceiras.

In Jornal do IPC n.º 24