Projeto FireShepherds aposta na silvopastorícia contra os incêndios florestais

O Politécnico de Coimbra (IPC) está a participar no projeto Erasmus+ Fireshepherds que combina o silvopastoralismo com a gestão de incêndios florestais, que teve início desde novembro de 2018 e que será dado por concluído em dezembro de 2021. Trata-se de uma completa realização em que participam 16 parceiros repartidos por cinco países, designadamente Espanha, Portugal, França e Alemanha. A coordenação geral compete à Fundação Pau Costa (sediada na Catalunha), e entre as entidades portuguesas contam-se o IPC e a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE). A equipa de Coimbra foi dirigida pelo docente Fernando Delgado até à sua reforma em maio de 2019, sendo desde então substituído nesta tarefa pelo docente e investigador do IPC Pedro Bingre do Amaral.

O principal objetivo do projeto Fireshepherds tem sido melhorar a profissionalização da pastorícia através da aquisição de certas aptidões e competências em relação à gestão de rebanhos num contexto de risco de incêndios florestais e de alterações da paisagem. Segundo Pedro Bingre Amaral, para atingir este objetivo, trabalham a partir de dois objetivos principais: “por um lado, promover a criação de conteúdos específicos de formação profissional para escolas de pastores sobre silvopastorícia e gestão de incêndios; por outro, promover a troca de experiências entre parceiros do projeto sobre o pastoreio aplicado à gestão do fogo e da paisagem”.

Esta iniciativa surgiu, explica o investigador, como resposta “à alarmante diminuição da prática da silvopastorícia verificada nas últimas décadas, agravada pela falta de divulgação das melhores práticas da criação extensiva de ovinos e caprinos no maneio do coberto vegetal inflamável dos espaços rústicos”. Outra preocupação a motivar este projeto foi a busca de soluções para problemas que os pastores enfrentam diariamente a níveis logísticos e administrativos, como a baixa rentabilidade, o acesso à terra, e a difícil comercialização dos produtos.

Como resultado destes desafios, FireShepherds tem concebido uma série de formações para melhorar as competências dos pastores tanto ao gerirem a exploração extensiva como a prevenirem os incêndios florestais, bem como criar uma rede de transferência de conhecimento a nível internacional através de experiências reais. De facto, durante os três anos do projeto, houve já dois seminários e quatro jornadas de treino nos campos dos diversos países envolvidos, estando previstas duas jornadas em dezembro de 2021 — a última das quais na Escola Superior Agrária de Coimbra, onde se dará por encerrado o projeto.

Para divulgação dos resultados no longo prazo e à generalidade da população, os conteúdos originais produzidos pelos participantes — várias centenas de páginas de manuais práticos dirigidos a pastores, silvicultores, produtores florestais e gestores zootécnicos — foram já traduzidos para Português, Espanhol, Catalão, Francês, Inglês e Alemão, estando em vias de serem publicados num website especificamente concebido para colocar ao alcance de todos, gratuitamente, as aprendizagens adquiridas neste projeto.

In Jornal do IPC n.º 16