Projetos internacionais com a ESN Coimbra

O Politécnico de Coimbra (IPC) e a Erasmus Student Network de Coimbra – ESN Coimbra – celebraram um protocolo de colaboração. A ESN Coimbra é uma secção da rede portuguesa, ESN Portugal, e da rede internacional, ESN International. Esta constitui uma organização estudantil pan-europeia constituída por mais de 527 secções em 39 países. Esta rede de Estudantes Erasmus (ESN) é uma associação não política e sem fins lucrativos de estudantes e antigos estudantes e é a principal organização de estudantes voluntários no ensino superior internacional na Europa.

Com este acordo, as duas instituições pretendem criar uma estratégia comum para apoiar o acolhimento e integração de estudantes Erasmus incoming e fomentar a mobilidade internacional de estudantes do Politécnico de Coimbra. O âmbito do protocolo assinado entre o IPC e a ESN Coimbra abrange ainda a colaboração em atividades de natureza social e cultural como o projeto SPEAK que está já a ser desenvolvido em parceria com o Centro Cultural Penedo da Saudade.

Segundo a Pró-Presidente do Politécnico de Coimbra para a área das Relações Internacionais, Maria João Cardoso, a assinatura deste protocolo representa a formalização de uma “excelente colaboração” que, de forma regular e consistente, tem sido desenvolvida entre o Politécnico de Coimbra e a ESN. A parceria tem sido concretizada na organização conjunta de atividades dirigidas aos estudantes Erasmus que escolheram o Politécnico de Coimbra como destino da sua mobilidade internacional e ainda no incentivo e sensibilização dos alunos do IPC. A ESN tem também participado nas sessões de receção e integração que, semestralmente, se realizam nas escolas do IPC, na organização de atividades culturais de integração e nas feiras e eventos de promoção da mobilidade internacional.

De acordo com a responsável, o IPC foi a primeira instituição de ensino superior de Coimbra a integrar o programa Buddy através da plataforma digital PAPAYA gerida pela ESN. Esta iniciativa atribui a cada estudante erasmus incoming um buddy (mentor/ companheiro) da sua escola. “O apoio dos estudantes do IPC aos seus colegas estrangeiros constitui um instrumento crucial na integração na instituição e na cidade e desperta o interesse dos nossos alunos pela mobilidade internacional”, refere Maria João Cardoso, acrescentando que o número de estudantes do Politécnico de Coimbra que integram a direção e diversas seções da ESN Coimbra “tem vindo a crescer e esperamos que esta tendência se mantenha e, em breve, se traduza numa forte representação na rede”.

Uma das mais-valias introduzidas com este protocolo é a possibilidade de todos os estudantes do IPC que integram a ESN, ou participem com mérito comprovado nas diversas atividades, nomeadamente como buddy, verem reconhecida a sua atividade no respetivo suplemento ao diploma.

In: Jornal do IPC n.º 7