Serviços de Ação Social dos Institutos Politécnicos criam plataforma SASocial

Os Serviços de Ação Social dos Institutos Politécnicos criaram a plataforma open source de serviços digitais SASocial, desenvolvida a partir de três projetos (+Social, SASocial Eixo Interior e SASocial) cofinanciados pelo Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA), que envolvem os Politécnicos do Cávado e Ave, Bragança, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. A iniciativa representa um investimento de 2,8 milhões de euros que irá beneficiar, de forma direta, mais de 48.000 estudantes.

A plataforma digital é constituída por 27 microserviços, disponibilizados através de web, mobile, quiosques e tv’s. O objetivo é disponibilizar o acesso a um leque alargado de serviços digitais suportados nas mais recentes tecnologias, com ganhos de comodidade e rapidez para a comunidade académica, tornando, assim, mais fácil aos estudantes aceder aos serviços e apoios disponibilizados e, dessa forma, contribuir para tornar o ensino superior cada vez mais acessível e inclusivo. A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de ser disponibilizada em código aberto, pelo que poderá vir a ser utilizada por qualquer instituição de ensino superior.

Para os promotores do evento, o desenvolvimento destes projetos resulta de um esforço conjunto e é um bom exemplo do trabalho colaborativo, tendo sido possível alcançar melhores resultados com o mesmo financiamento. As instituições envolvidas também puderam beneficiar da partilha de boas práticas e da valorização das competências dos seus colaboradores, em prol dos estudantes.

De forma a garantir a continuidade do trabalho até agora realizado, bem como enquadrar a utilização desta plataforma por novas instituições, foi também criada a rede colaborativa “Comunidade SASocial”.