Inovação Pedagógica – Cocriação

Capacitação de Professores do Ensino Superior e Profissional – Aprendizagem com base em processos de Cocriação de Inovação


Enquadramento/Destinatários

Este projeto insere-se no âmbito da promoção de ações que visam dotar os docentes do ensino superior politécnico e profissional de competências em metodologias de inovação pedagógica, visando a melhoria da qualidade e promoção da inovação no sistema de educação.

É uma iniciativa em rede, que agrega 13 instituições de ensino superior politécnico e diversos parceiros da rede de instituições de ensino profissional.

 

Objetivos

– Formar para a criação e fortalecimento de ecossistemas de inovação a implementar no âmbito do processo educativo, através da facilitação de projetos envolvendo estudantes e empresas/organizações na resolução conjunta de desafios ou problemas reais dessas entidades;

– Capacitar para a utilização da metodologia de cocriação e inovação;

– Habilitar à participação e condução de equipas multidisciplinares de estudantes na resolução de desafios ou problemas reais.

 

Calendarização/Duração

As ações de capacitação têm periodicidade semestral e irão decorrer ao longo dos anos 2021-2023.

2ª edição: setembro 2021 a janeiro 2022 | Formato maioritariamente online

1ª edição: janeiro a junho 2021 | Formato online

Carga horária de 344 horas (192 horas síncronas e 152 horas assíncronas).


Candidaturas

As candidaturas decorrem em contínuo e são formalizadas através da submissão da Ficha de Candidatura.

Podem candidatar-se professores do Politécnico de Coimbra e da rede de parceiros de instituições de ensino profissional.

 

POCH-04-5267-FSE-000816 – FICHA DO PROJETO