Centros, Polos e Núcleos de I&D

Centros

 

O CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade é uma unidade de investigação do Instituto Politécnico de Coimbra, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que atua nos domínios das Ciências Agrárias, Ciência e Engenharia Alimentar, Ambiente e Sociedade. É o único centro de investigação, na Região Centro do país, que desenvolve investigação nas áreas estratégicas da agricultura, agroindústria, floresta e desenvolvimento rural. Está estruturado em três polos territoriais: Coimbra (sediado na Escola Superior Agrária do IPC), Castelo Branco (sediado na Escola Superior Agrária do IPCB) e Viseu (sediado na Escola Superior Agrária e Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPV).

 

O CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo é uma unidade de investigação e desenvolvimento do subsistema politécnico do ensino superior nacional, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e da qual o IPC faz parte integrante. Tem como principais linhas de investigação: a economia e gestão do turismo, o turismo na vertente de hospitalidade e restauração, o turismo na vertente do território e destinos turísticos, o planeamento e gestão de produtos turísticos e da animação, e o turismo na vertente cultural, da sociedade e da linguagem. O CiTUR Coimbra tem sede na Escola Superior de Educação do IPC e integra investigadores associados ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Instituto Politécnico do Porto (IPP) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

 

O CDPH – Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano é uma unidade de investigação do Instituto Politécnico de Coimbra que tem como finalidade promover a investigação fundamental e aplicada no domínio do desenvolvimento do potencial humano. Está sediado da Escola Superior de Educação do IPC e tem como principais linhas de investigação: as ciências sociais e do comportamento, a psicologia, a sociologia, a ciência política e cidadania, as ciências da comunicação e jornalismo, a gestão e administração e o comportamento organizacional.

Polos

O Polo do CEF – Centro de Ecologia Funcional no IPC centra a sua investigação na área da ecologia florestal, incluindo todos os aspetos relacionados com a caracterização e funcionamento dos ecossistemas denominados por plantas lenhosas, autóctones ou exóticas e com os fatores bióticos e abióticos que interagem com esses ecossistemas. Este polo desenvolve a sua atividade na Escola Superior Agrária de Coimbra.

 

Núcleos

Os Núcleos de investigação científica do IPC estão integrados no Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano (CDPH):

  • NIEFI – Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção
  • NICSH – Núcleo de Investigação em Ciências Socais e Humanas
  • ASSERT/UNICID – Unidade de Investigação Aplicada em Ciências do Desporto