Centros, Polos e Núcleos de I&D

Centros

O CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade é uma unidade de investigação do Politécnico de Coimbra, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que atua nos domínios das Ciências Agrárias, Ciência e Engenharia Alimentar, Ambiente e Sociedade. É o único centro de investigação, na Região Centro do país, que desenvolve investigação nas áreas estratégicas da agricultura, agroindústria, floresta e desenvolvimento rural. Está estruturado em três polos territoriais: Coimbra (sediado na Escola Superior Agrária do IPC), Castelo Branco (sediado na Escola Superior Agrária do IPCB) e Viseu (sediado na Escola Superior Agrária e Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPV).

INVESTIGADORES

O CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo é uma unidade de investigação e desenvolvimento do subsistema politécnico do ensino superior nacional, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da qual o Politécnico de Coimbra  faz parte integrante. O CiTUR Coimbra tem sede na Escola Superior de Educação do IPC e integra investigadores associados ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Instituto Politécnico do Porto (IPP) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Tem como principais linhas de investigação: a economia e gestão do turismo, o turismo na vertente de hospitalidade e restauração, o turismo na vertente do território e destinos turísticos, o planeamento e gestão de produtos turísticos e da animação, e o turismo na vertente cultural, da sociedade e da linguagem.

INVESTIGADORES

O CDPH – Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano é uma unidade de investigação do Politécnico de Coimbra que tem como finalidade promover a investigação fundamental e aplicada no domínio do desenvolvimento do potencial humano. Está sediado da Escola Superior de Educação do IPC e tem como principais linhas de investigação: as ciências sociais e do comportamento, a psicologia, a sociologia, a ciência política e cidadania, as ciências da comunicação e jornalismo, a gestão e administração e o comportamento organizacional.

INVESTIGADORES

Estão integrado no CDPH os Núcleos de investigação científica:

  • NIEFI – Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção, que tem como finalidade promover a investigação fundamental e aplicada nos domínios da educação, formação e intervenção. INVESTIGADORES
  • NICSH – Núcleo de Investigação em Ciências Socais e Humanas, que tem como finalidade promover a investigação fundamental e aplicada no domínio das ciências sociais e humanas. INVESTIGADORES
  • ASSERT/UNICID – Unidade de Investigação Aplicada em Ciências do Desporto, que tem como finalidade promover a investigação nos domínios  do  comportamento motor e performance humana, atividade física, desporto e saúde e desporto, lazer e turismo. INVESTIGADORES

A RCM2 – Unidade de Investigação em Manutenção e Gestão de Ativos Físicos é uma unidade de investigação do Politécnico de Coimbra que tem como objetivos principais desenvolver a Investigação Científica e o Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), a sua divulgação e promoção nas áreas da Engenharia Industrial e Gestão de Ativos Físicos, bem como noutras áreas afins da Ciência e Tecnologia (CT). As principais linhas de investigação são:  Organização e Gestão da Manutenção Industrial; Manutenção Preditiva; Gestão de Ativos Físicos; Sensorização industrial; Big Data e Análise de Dados; Simulação, Modelação, Realidade Virtual e Aumentada;  Sistemas Inteligentes de Controlo de Qualidade e Otimização; Diagnóstico Inteligente; Sistemas Periciais.

INVESTIGADORES

 

O CBS Research Centre – Centro de Investigação em Ciências Empresariais da Coimbra Business School é um centro de investigação do Politécnico de Coimbra que visa aproximar a investigação científica de carácter multidisciplinar do mundo empresarial, procurando dinamizar e estreitar parcerias com outras Unidades de Investigação, Instituições de Ensino Superior e Organizações vocacionadas para a promoção de redes de investigação nacionais e internacionais. As principais linhas/áreas de investigação são: Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade; Gestão, Finanças e Marketing; Economia e Negócios; Sistemas e Tecnologias de Informação; Administração Pública; Ciências Jurídicas; Métodos Quantitativos e Sistemas de Apoio à Decisão.

INVESTIGADORES

Polos

O Polo do CEF – Centro de Ecologia Funcional no IPC centra a sua investigação na área da ecologia florestal, incluindo todos os aspetos relacionados com a caracterização e funcionamento dos ecossistemas denominados por plantas lenhosas, autóctones ou exóticas e com os fatores bióticos e abióticos que interagem com esses ecossistemas. Este polo desenvolve a sua atividade na Escola Superior Agrária de Coimbra.

INVESTIGADORES

Núcleos

UrbH – Núcleo de Saúde Urbana que tem como objetivo fundamental a investigação no domínio da Saúde Urbana e dos determinantes da saúde a ela associados.

INVESTIGADORES

CCCA – Centro de Competências em Ciber Actividades é um núcleo que tem como objetivos a realização de investigação, a formação de técnicos e a disseminação de boas práticas e outras ações associadas às questões da CiberSegurança, CiberCrime e outras Ciber actividades.

INVESTIGADORES