Licenciatura em Educação Básica

Objetivos do Curso

A Licenciatura em Educação Básica tem essencialmente vocação preparatória para os mestrados profissionalizantes que conferem habilitação para a docência no Pré-escolar e Ensino dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português), com base o Decreto-lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro. Visa-se promover uma formação de profissionais com competências de resolução de problemas, de trabalho em equipa, desenvolvendo-lhes comportamento ético. Pretende-se preparar cidadãos intelectualmente exigentes, informados, responsáveis e etivamente envolvidos no desenvolvimento cultural, educacional e social da comunidade.
Com esta licenciatura, o/a estudante sairá com competências que lhe permitirão, por exemplo,
participar em projetos educativos em contextos formais ou não formais e desempenhar funções de
apoio, de acompanhamento e integração socioeducativa em diversos contextos educativos como
creches, jardins-de-infância e escolas.

Condições de Acesso e Ingresso

PROVAS DE INGRESSO:
[17 – Mat. Apl. Ciências Soc. e 18 – Português] ou [19 – Matemática A e 18 – Português] ou [16 – Matemática e 18 – Português]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Coimbra
Percentagem das Vagas: 50%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos) 842 – Agrupamento 4 / Animação Social G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 30%

Saídas Profissionais e Empregabilidade

– Ingressar em cursos de 2.º Ciclo (mestrado) que habilitam para o exercício profissional docente ao nível da Educação Pré-Escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico;
– Desempenhar funções de técnico de educação em diversos contextos educativos como creches, jardins de infância e escolas;
– Participar em projetos educativos em situações formais e não-formais;
– Acompanhar atividades educativas (e.g., estudo acompanhado);
– Prestar apoio a bibliotecas;
– Participar em projetos de inovação pedagógica e de investigação;
– Elaborar e avaliar recursos didáticos;
– Elaborar recursos de divulgação e formação cultural;
– Promover atividades de salvaguarda do ambiente, património, saúde, identidade cultural e linguística;
– Prestar apoio a imigrantes na sua inserção, tendo em conta, nomeadamente, a aprendizagem da língua e da cultura.

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os/as alunos/as de Educação Básica deverão desenvolver conhecimentos nos domínios científicos de língua portuguesa, matemática e expressões. Para além disso, desenvolverão aptidões nas áreas
científicas das ciências sociais, ciências da natureza e ciências da educação. São ainda objetivos preparar os/as estudantes para as realidades de ensino do pré-escolar ao 2º ciclo do ensino básico.
Estes objetivos operacionalizam-se através de unidades curriculares teórico-práticas, com componentes prática e laboratorial e de estágio, destes domínios científicos, com o peso, em ECTS, correspondente à representatividade dessas áreas científicas, de acordo com o Decreto-lei 79/2014 de 14 de maio.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Licenciatura em Educação Básica dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum