Licenciatura em Engenharia Electrotécnica - Regime Pós-Laboral

Objetivos do Curso

Formar engenheiros habilitados a exercer a sua atividade com rigor científico e competência tecnológica, nos diversos domínios da eletrotecnia e, designadamente, no ramo de Sistemas de Energia, no ramo de Automação e no ramo de Eletrónica e Telecomunicações.
Breve descrição da estrutura curricular:
1.   Grau ou diploma: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica.
2.   Área científica predominante do curso: Engenharia Eletrotécnica.
3.   Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 180.
4.   Duração normal do curso: seis semestres curriculares.
5.   Ramos: Sistemas de Energia, Automação, Eletrónica e Telecomunicações.
6.   Regime de funcionamento: diurno e pós-laboral.
O plano de estudos desenvolve-se ao longo de três anos, tendo todas as matérias carácter obrigatório. No primeiro ano do plano de estudos são apresentados conceitos genéricos e práticos da área da Engenharia Eletrotécnica. Ao longo deste ano curricular, dá-se ênfase ao desenvolvimento dos fundamentos práticos e físicos da Engenharia, que são aprofundados nos anos subsequentes. Neste âmbito, os alunos deverão realizar experiências laboratoriais, principalmente ao nível dos materiais e equipamentos utilizados em Engenharia Eletrotécnica, bem como tomar contacto com várias ferramentas informáticas ao nível da utilização e programação.
No segundo ano o plano de estudos é dedicado ao aprofundamento e generalização dos conhecimentos de base da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente: Instalações Elétricas, Automação Industrial e Robótica, Máquinas Elétricas, Sistemas de Energia Elétrica e Introdução aos Sistemas de Comunicação. Os alunos deverão desenvolver trabalhos aplicados e pequenos projetos.
No último ano é dada a possibilidade ao estudante de escolher uma das 3 áreas de especialidade: Sistemas de Energia; Automação; Eletrónica e Telecomunicações.

Condições de Acesso e Ingresso

(16) – Matemática e (07) – Física e Química

Preferência regional
Área de influência: Vagas: 25%
Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Viseu

Outros acessos preferenciais
Cursos com acesso preferencial: Vagas: 10%
081,383,385,398,424,427,430,450,452,544,545,602,604,736,737,
740,748,766,812,P41,P42,P43,P44,P45,P46,P47,P60,P66,S28,S29,
S30,T16,T17,T18,T19,T20

Classificações mínimas
Provas de ingresso: 95 pontos
Nota de candidatura: 95 pontos

Fórmula de cálculo
Provas de ingresso: 35%
Média do secundário 65%

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Trabalhadores por conta de outrem ou em nome individual nas seguintes situações:
1.   Produção, transporte, distribuição e gestão de energia elétrica;
2.   Indústria de automação;
3.   Indústria e serviços de telecomunicações;
4.   Empresas de construção;
5.   Empresas em nome individual;
6.   Manutenção;
7.   Direção fabril;
8.   Gabinetes de projetos e consultadoria;
9.   Serviços da administração pública central e local.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

A principal língua de ensino do Instituto de Engenharia de Coimbra é o Português. No entanto, algumas unidades curriculares do curso podem ser oferecidas em inglês e/ou com suporte tutorial em inglês.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O curso de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica (LEE) tem como objetivo a preparação dos seus alunos para a profissão de Engenheiro, na sua área específica.
O plano de estudos da LEE permite aos alunos desenvolver e demonstrar conhecimento nas seguintes áreas:
1. Matemática e física elementares;
2. Conceitos fundamentais da Engenharia Electrotécnica (EE);
3. Técnicas de gestão relevantes para a profissão de Engenheiro;
4. Responsabilidades profissionais e éticas do Engenheiro;
5. Impacto das soluções de engenharia num contexto global.
Este curso promove também o desenvolvimento das seguintes competências:
1. Intelectuais – os alunos adquirem competências para analisar e resolver problemas de engenharia, dimensionar sistemas e aplicar juízos de carácter profissional para equilibrar riscos, custos, benefícios e impacto das suas opções;
2. Práticas – os alunos adquirem capacidades para planear e executar em segurança uma série de experiências, preparar relatórios e utilizar recursos informáticos;
3. Genéricas – os alunos aprendem a comunicar, interpretar desenhos e esquemas elétricos, trabalhar como membro de equipas, utilizar tecnologias de informação e comunicação e aprender de forma independente, com o objetivo de progredir profissionalmente na sua carreira, num contexto global.
Ser-lhes-á, ainda, incutido o papel do Engenheiro enquanto gestor. No final do plano de estudos, os alunos deverão realizar, em grupos de trabalho, um projeto na área da especialidade, permitindo o desenvolvimento de competências para a prática da Engenharia.
Na Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica a percentagem do modelo de ensino teórico foi reduzida, mudando do ensino passivo para o ensino mais baseado no desenvolvimento de competências, onde as componentes experimental e de projeto desempenham papel fundamental. Para garantia de atingir os objetivos estabelecidos para o curso adotaram-se os seguintes métodos de ensino:
Casos de estudo: analisam-se soluções em contexto profissional para resolver problemas complexos;
Aprendizagem em grupo: resolvem-se problemas em grupo e aprende-se a trabalhar em equipa;
Trabalho prático: desenvolvem-se soluções para problemas práticos ou realizam-se projetos;
Apresentação escrita e oral de relatórios: apresentam-se relatórios ou trabalhos, de forma escrita e/ou oral;
Aulas laboratoriais: realizam-se trabalhos práticos laboratoriais sob orientação de docentes;
Seminários, Jornadas e Workshops: realizam-se apresentações por especialistas seguidas d e debate.
Visitas de estudo.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os licenciados em Engenharia Electrotecnia podem concorrer a ciclos de estudo de 2º ciclo (mestrados) na área científica de Engenharia Electrotecnia e áreas afins.

Coordenador(es) do Curso