Mestrado em Educação Pré-Escolar

Objetivos do Curso

Os objetivos gerais do curso tomam como referência o perfil de desempenho profissional definido pelo DL nº 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o curso organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio da educação pré-escolar, visando, fundamentalmente, a formação de educadores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade. É ainda finalidade do curso habilitar os/as futuros/as educadores/as de infância para a intervenção em estruturas de atendimento à 1ª infância, em especial na Creche.

O Mestrado em EPE engloba 4 componentes de formação: A componente de formação educacional geral (FEG), com 12 ECTS, concretiza-se através de UC que visam genericamente o aprofundamento de conhecimentos, capacidades e atitudes relevantes para o desempenho profissional nos contextos de Educação de Infância (incluindo a Creche). A componente de formação na área de docência (FAD), com 9 ECTS, engloba 3 UC que visam o reforço da formação científica em domínios das áreas de conteúdo previstas para a educação pré-escolar. A componente de didáticas específicas (DE), com 27 ECTS, procura abranger conhecimentos didáticos, capacidades e atitudes relativas ao domínio em que se pretende a habilitação para a docência (EPE). Finalmente, a componente relativa à prática de ensino supervisionada (PES), com 42 ECTS, concretizada através de UC que integram um estágio em Jardim de Infância e um estágio em Creche, visa o aprofundamento de competências efetivas de intervenção educativa, através da mobilização dos conhecimentos científicos e dos saberes pedagógicos (desenvolvidos no 1º ciclo de formação e aprofundados nas outras componentes de formação deste CE), considerados essenciais à condução de processos educativos fundamentados e intencionais. Visa ainda de forma explícita o desenvolvimento de competências de investigação educacional, que se pretende que sejam integradas pelo/a futuro/a educador/a como uma dimensão inerente à sua identidade e desempenho profissionais.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem ser admitidos/as no mestrado os/as candidatos/as titulares de licenciatura em Educação Básica, nos termos do ponto 2 do artigo 18º do DL 79/2014, de 14 de maio. Os/as candidatos/as deverão ter obtido aprovação nas provas destinadas à verificação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com os números 1 e 2 do artigo 17º do mesmo DL. O acesso faz-se conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Estatuto profissional: Educadores de infância
Saídas Profissionais: Jardins de infância, creches, outros contextos destinados à infância.

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em linha de conta os objetivos gerais deste curso, pretende-se que o grau de mestre em EPE e a correspondente habilitação profissional para a docência neste nível do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem: Competências e conhecimentos no domínio genérico da educação de infância, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade; Conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo da educação pré-escolar, e a capacidade para promover a sua articulação interdisciplinar; Competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à idade das crianças; Aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede; Competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Educação Pré-escolar dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Prática Educativa I 21001837 24 Anual
Prática Educativa I 20036054 24 Anual
Estudo do Meio 20002549 3 1º S
Matemática 20012863 3 1º S
Português 20012618 3 1º S
Projeto de Arte e Expressões 20009238 9 1º S
Metodologia de Investigação em Educação 20000625 3 2º S
Seminário Interdisciplinar 21001863 12 2º S
Seminário Interdisciplinar 20035995 12 2º S
Opção (1º ano - 2º Semestre)
Unidade curricular Código ECTS Período
Comunicação e Animação de Grupos 20028437 3 2º S
Deontologia Profissional 20028373 3 2º S
Educação Especial 20028723 3 2º S
Problemas de Comportamento 20028474 3 2º S
Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação 20028701 3 2º S

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Organização e Gestão Educacional 20028338 3 1º S
Pedagogia da Creche 20028491 3 1º S
Prática Educativa II 20036071 12 1º S
Seminário Interdisciplinar II 20036106 12 1º S