Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância

Objetivos do Curso

O Curso de Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância (JMI) é uma oferta formativa cientificamente aprofundada que permite responder aos vários destinatários no âmbito do Jogo e Motricidade Infantil. Proporciona recursos e metodologias pedagógicas e didáticas que lhes permitam atuar e intervir adequadamente, sob diferentes prismas de organização da atividade física, lúdica e desportiva, orientadas para o desenvolvimento da criança, na educação de infância e básica. Este Mestrado permite, ainda, aos mestrandos desenvolver uma formação adequada às suas necessidades, interesses e/ou perspetivas profissionais.

A organização do mestrado, rentabiliza a formação inicial obtida em cursos de Psicologia, Educação de Infância, Educação Básica, Professores de Educação Física e do 1º CEB, Animação Social, Ciências do Desporto, Educação, Sociais, Humanas e Comportamentais, Lazer, e em outras áreas afins do desenvolvimento da criança e do comportamento motor. A matriz prática e experimental do curso é potenciada com a investigação aplicada subjacente à intervenção profissional. Este ciclo de estudos integra um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, num total de 60 ECTS.
Sãp objetivos do ciclo de estudos:
1. Formar profissionais em Jogo e Motricidade na Infância (JMI) qualificados para o desempenho de funções na área do desenvolvimento motor e da motricidade infantil, capazes de conceber e desenvolver projectos de actividades físicas e desportivas que potenciem a capacidade de intervenção social em contextos educativos formais e de lazer.
2. Aprofundar a formação técnica, pedagógica e científica obtida no 1º ciclo da licenciatura, para o exercício das funções de educação e formação de crianças.
3. Proporcionar uma especialização que garanta recursos humanos com elevada capacidade de planeamento, leccionação e avaliação em jogo e motricidade na infância.
4. Fornecer ferramentas que garantam a fundamentação da intervenção dos mestrandos enquanto agentes de mudança.
5. Proporcionar conhecimentos aplicáveis ao desenvolvimento de projectos de investigação-acção.
6. Dotar os mestrandos de autonomia científica e cultural para o prosseguimento de estudos de 3º ciclo – doutoramento.

Condições de Acesso e Ingresso

O acesso faz-se conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

O Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância pretende qualificar profissionais para o desempenho de funções na área do desenvolvimento motor e da motricidade infantil, capazes de conceber e desenvolver projetos de atividades físicas e desportivas que potenciem a capacidade de intervenção social em contextos educativos formais e de lazer: Centros de Atividades de Tempos Livres, Escolas do Ensino Básico e Secundário e respetivas comunidades, Associações e Organizações, Empresas, Autarquias.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Conceber e elaborar planos, estratégicos e operacionais, projectos e programas de actividades, orientados para o desenvolvimento motor e motricidade infantil, em diferentes contextos (escola, clube, autarquias, ATL, IPSS).
2. Desenhar a intervenção técnico-pedagógica em jogo e motricidade na infância, para as populações infantis, com recurso aos resultados da investigação produzida nos âmbitos da motricidade humana e das ciências do desporto.
3. Criar e desenvolver situações inovadoras de exercitação, com carácter lúdico e experimental, utilizando e combinando diferentes habilidades motoras fundamentais, a fim de se garantir a proficiência no desenvolvimento dos padrões motores fundamentais nas fases sensíveis de desenvolvimento destes.
4. Desenhar um programa de investigação-acção em JMI, seleccionando e desenvolvendo métodos de pesquisa e de recolha, análise e interpretação de resultados e da sua aplicação aos objectivos da pesquisa e/ou intervenção.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum