Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância

Objetivos do Curso

O Curso de Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância (JMI) é uma oferta formativa cientificamente aprofundada que permite responder aos vários destinatários no âmbito do Jogo e Motricidade Infantil. Proporciona recursos e metodologias pedagógicas e didáticas que lhes permitam atuar e intervir adequadamente, sob diferentes prismas de organização da atividade física, lúdica e desportiva, orientadas para o desenvolvimento da criança, na educação de infância e básica. Este Mestrado permite, ainda, aos mestrandos desenvolver uma formação adequada às suas necessidades, interesses e/ou perspetivas profissionais.

A organização do mestrado, rentabiliza a formação inicial obtida em cursos de Psicologia, Educação de Infância, Educação Básica, Professores de Educação Física e do 1º CEB, Animação Social, Ciências do Desporto, Educação, Sociais, Humanas e Comportamentais, Lazer, e em outras áreas afins do desenvolvimento da criança e do comportamento motor. A matriz prática e experimental do curso é potenciada com a investigação aplicada subjacente à intervenção profissional. Este ciclo de estudos integra um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, num total de 60 ECTS.
Sãp objetivos do ciclo de estudos:
1. Formar profissionais em Jogo e Motricidade na Infância (JMI) qualificados para o desempenho de funções na área do desenvolvimento motor e da motricidade infantil, capazes de conceber e desenvolver projectos de actividades físicas e desportivas que potenciem a capacidade de intervenção social em contextos educativos formais e de lazer.
2. Aprofundar a formação técnica, pedagógica e científica obtida no 1º ciclo da licenciatura, para o exercício das funções de educação e formação de crianças.
3. Proporcionar uma especialização que garanta recursos humanos com elevada capacidade de planeamento, leccionação e avaliação em jogo e motricidade na infância.
4. Fornecer ferramentas que garantam a fundamentação da intervenção dos mestrandos enquanto agentes de mudança.
5. Proporcionar conhecimentos aplicáveis ao desenvolvimento de projectos de investigação-acção.
6. Dotar os mestrandos de autonomia científica e cultural para o prosseguimento de estudos de 3º ciclo – doutoramento.

Condições de Acesso e Ingresso

De acordo com o Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à obtenção do grau de Mestre pelo IPC, podem candidatar-se os titulares do grau de Licenciado ou equivalente nas áreas de Ciências do Desporto, Educação Física, Educação Básica; Educação de Infância, Professores do Ensino Básico, Psicologia e outras licenciaturas afins às áreas de formação de professores, de ciências sociais e comportamentais; titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, nas áreas acima mencionadas, os titulares de um grau académico superior, nacional ou estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico(CTC), como satisfazendo os objectivos do grau de Licenciado nas áreas acima mencionadas e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo CTC, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

O Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância pretende qualificar profissionais para o desempenho de funções na área do desenvolvimento motor e da motricidade infantil, capazes de conceber e desenvolver projetos de atividades físicas e desportivas que potenciem a capacidade de intervenção social em contextos educativos formais e de lazer: Centros de Atividades de Tempos Livres, Escolas do Ensino Básico e Secundário e respetivas comunidades, Associações e Organizações, Empresas, Autarquias.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Conceber e elaborar planos, estratégicos e operacionais, projectos e programas de actividades, orientados para o desenvolvimento motor e motricidade infantil, em diferentes contextos (escola, clube, autarquias, ATL, IPSS).
2. Desenhar a intervenção técnico-pedagógica em jogo e motricidade na infância, para as populações infantis, com recurso aos resultados da investigação produzida nos âmbitos da motricidade humana e das ciências do desporto.
3. Criar e desenvolver situações inovadoras de exercitação, com carácter lúdico e experimental, utilizando e combinando diferentes habilidades motoras fundamentais, a fim de se garantir a proficiência no desenvolvimento dos padrões motores fundamentais nas fases sensíveis de desenvolvimento destes.
4. Desenhar um programa de investigação-acção em JMI, seleccionando e desenvolvendo métodos de pesquisa e de recolha, análise e interpretação de resultados e da sua aplicação aos objectivos da pesquisa e/ou intervenção.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum