Apoio financeiro para a produção científica dos estudantes do IPC

O Politécnico de Coimbra, reconhecendo a relevância da participação dos seus estudantes no desenvolvimento de atividades de investigação científica integradas nos ciclos de estudos e o interesse em incentivar a publicação de trabalhos científicos da sua autoria, criou em maio de 2020 um “Regulamento de Apoio à Publicação Científica dos Estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra”.

Este regulamento prevê que qualquer estudante do IPC solicite apoio financeiro para divulgação da sua produção científica desde que realizada através da publicação oficialmente aceite de artigos em conferência ou revista indexadas na WoS ou Scopus.

Até à data, o IPC através da sua unidade orgânica de investigação Instituto de Investigação Aplicada (i2A) já concedeu apoio a 45 estudantes, de diferentes unidades orgânicas de ensino do Politécnico de Coimbra, nomeadamente da ESAC, ESTeSC, ESTGOH, ISCAC e ISEC, num valor de cerca de 14.000 euros. Estes apoios destinaram-se à participação dos estudantes em conferências, congressos e encontros nacionais e internacionais, para apresentação de comunicações e, também, para a publicação de artigos em revistas científicas indexadas às maiores bases de dados científicas internacionais.

O regulamento, critérios e documentação para apresentação do pedido de apoio está disponível no website do IPC em https://cutt.ly/pRHijx4.

In Jornal do IPC n.º 19