IPC assinala Dia do Ambiente com entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas

O Politécnico de Coimbra (IPC) antecipou a comemoração do Dia Mundial do Ambiente (que se assinala a 5 de junho) com uma cerimónia realizada hoje, 28 de maio, no Auditório António Arnaut na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), onde foram entregues as Bandeiras Verdes Eco-Escolas a todas as unidades orgânicas de ensino e realçado o trabalho realizado pelos Coordenadores Eco-Escolas e respetivas equipas em cada escola.

A sessão iniciou com a intervenção do presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, onde recordou o início do percurso Eco-Escolas na ESTeSC, onde foi presidente, e a sua posterior extensão às restantes escolas do IPC. “Sentimos que estamos no caminho certo quando damos importância à sustentabilidade”, afirmou, explicando que muitas das iniciativas realizadas têm sido financiadas na maior parte por candidaturas a fundos europeus para a sustentabilidade. Jorge Conde referiu alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos, nomeadamente na área da mobilidade verde, e acrescentou que é para os estudantes que este trabalho está a ser feito: “A nossa missão é educar para este movimento da sustentabilidade e eu espero que a nossa instituição continue a ser referência nesta área”, concluiu.

Seguiu-se uma conferência por Ana Carla Madeira, intitulada “Sustentabilidade Ambiental nas Instituições de Ensino Superior”. A oradora convidada é membro fundador da Comissão Executiva da Rede Campus Sustentável e coordenadora do Comissariado para a Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Decorreu depois um momento de partilha com o testemunho dos coordenadores Eco-Escolas das várias unidades orgânicas de ensino do IPC, que apresentaram brevemente o trabalho que têm vindo a desenvolver nas respetivas escolas, e a entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas e dos materiais adquiridos no âmbito da candidatura do IPC ao Fundo Ambiental, como garrafas de vidro, ecopontos e compostores.

A sessão terminou com o hasteamento da Bandeira Verde Eco-Escolas na ESTeSC.