Programa de mentoria para ajudar estudantes recém-chegados provenientes dos PALOP

O Politécnico de Coimbra (IPC) vai implementar um programa de mentoria que pretende promover a integração e o sucesso académico de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) recém-chegados. O programa resulta de um protocolo de parceria com a Nova SBE (School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa).

De forma sucinta, o programa de mentoria proporciona a um estudante proveniente dos PALOP recém-chegado a Portugal o acompanhamento por parte de um estudante português do 2º ou 3º ano (mentor), previamente formado, com o objetivo de compreender o contexto dos mentorados e os desafios que os mesmos enfrentam.

A burocracia associada aos processos de aquisição de vistos, as disparidades de custo de vida entre os dois países e nomeadamente do preço das rendas e as diferenças no ensino secundário entre ambos são algumas das dificuldades habitualmente sentidas por estes estudantes.

Segundo Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, o projeto tem como objetivo a integração plena, quer em termos académicos, quer em termos sociais, dos novos estudantes provenientes dos PALOP que chegam ao Politécnico de Coimbra, “muitas vezes cheios de dúvidas, receios e preocupações perante um ambiente desconhecido”. “Através de um acompanhamento assegurado por estudantes do 2º ou 3º ano, de tutoria por pares, pretendemos prevenir possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição de um país, e de uma cultura, diferentes, para o ensino superior em Coimbra”, explica a responsável. Para Ana Ferreira, este programa é dinâmico e bidirecional na medida em que se trata de uma oportunidade de desenvolvimento para os estudantes mais velhos participantes, que se envolvem “num trabalho próximo e solidário de construção de relações e de redes de apoio e de cooperação”.

A implementação do programa de mentoria está a ser preparada e vai decorrer no IPC durante o presente ano letivo 2021-2022.

Este é um projeto financiado pelo fundo FAMI do Ministério da Administração Interna e que está a ser desenvolvido em conjunto por dois Centros de Investigação da Nova SBE: o Centro de Investigação de Economia da Educação e o NOVAFRICA.