Projeto europeu promove o bem-estar dos estudantes do ensino superior

O Politécnico de Coimbra (IPC) participa no projeto europeu Wise que pretende contribuir para o bem-estar dos estudantes das instituições de ensino superior europeias (IES). Assumindo que o bem-estar é um fator de sucesso académico e de atratividade das referidas instituições, o projeto tem como objetivos a identificação, valorização e disseminação de boas-práticas para o bem-estar dos estudantes.

O projeto Wise (Well-being Innovations for Students in Europe) é coordenado pela rede francesa de associações de estudantes Animafac e tem como parceiros, para além do Politécnico de Coimbra,: European Student Union (ESU),           European University Foundation (EUF), Charles University of Prague (República Checa), Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), Transilvania University of Brasov (Roménia).

A participação do IPC envolve a equipa de coordenação do recém-criado Observatório de Ação Social do IPC, cuja missão é a promoção de estudos em torno das temáticas da Ação Social e do Bem-estar dos Estudantes. Por sua vez, o IPC estabeleceu duas parcerias que em muito valorizam o projeto europeu, designadamente com a FNAEESP (Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico) e com a ALU (Academia de Líderes Ubuntu), que desenvolve programas de capacitação de jovens para a liderança servidora, a construção de pontes e a ética do cuidado.

Joana Fernandes, docente da Escola Superior de Educação de Coimbra e cooordenadora do Observatório de Ação Social, refere que a participação do IPC no projeto “exprime uma preocupação e um desígnio central desta instituição: fazer da experiência de estudar no ensino superior e da oportunidade de a viver nas Escolas do Politécnico de Coimbra uma referência de acolhimento, integração, inclusão, apoio, crescimento para todos bem como um espaço de cidadania ativa”. Para o recém criado Observatório de Ação Social do IPC (ObservAS), a participação neste projeto europeu vem consolidar a missão definida – contribuir para o bem-estar de todos os estudantes do IPC – “abrindo-o ao espaço de reflexão e de experiências de diferentes realidades europeias”, afirma.

O projeto Wise iniciou no presente mês  novembro e tem a duração de três anos. Durante este período vão decorrer duas ações de formação (“Knowing the challenges of student well-being” e “Acting & innovating for student well-being”), seis reuniões do consórcio e seis eventos para disseminação dos resultados. No final, serão apresentados dois relatórios – um estudo quantitativo sobre “State of the art of student well-being initiatives in European higher education” e um estudo qualitativo sobre “Innovative Practices for student well-being in European Higher Education”. Será também criada uma plataforma digital sobre o tema “The European University for student well-being” e desenvolvidas ações de formação destinadas a IES e a organizações estudantes. Pretende-se ainda elencar um conjunto de recomendações para as autoridades nacionais e europeias (IES, tutela e decisores na UE) relativas ao Bem-estar dos estudantes, com o objetivo de gerar maior sensibilização para a importância desta temática.

In Jornal do IPC n.º 20