Comunicação e Expressão Oral

Ao longo das aulas, privilegiam-se abordagens diversas, que se baseiam na explanação teórica de conteúdos, na análise de casos práticos de utilização da língua portuguesa, na interação entre a docente e os discentes e em trabalhos práticos (individuais e em grupo) que tomam como ponto de partida a variedade contextual de utilização da língua portuguesa na oralidade.

1. Reconhecer as especificidades da comunicação e da expressão na oralidade;
  2. Identificar simetrias e assimetrias entre a comunicação oral e a comunicação escrita;
  3. Produzir enunciados orais adequados à intencionalidade comunicativa que lhes subjaz;
  4. Interpretar enunciados orais, integrando-os em tipologias diversas;
  5. Legitimar as principais técnicas de expressão oral, aplicando-as nas situações comunicativas adequadas;
  6. Adquirir estratégias de compreensão e de expressão orais, aplicando-as a diversos contextos situacionais e/ou profissionais;
  7. Identificar, interpretar e corrigir erros e imprecisões recorrentes na comunicação oral.

Especificidades da comunicação e da expressão na oralidade;

Simetrias e assimetrias entre a comunicação oral e a comunicação escrita;

Adequação dos enunciados orais  à intencionalidade comunicativa que lhes subjaz;

Tipologias dos enunciados orais;

Principais técnicas de expressão oral e situações comunicativas em que são utilizadas;

Estratégias de compreensão e de expressão orais (aplicadas a diversos contextos situacionais e/ou profissionais);

Erros e imprecisões recorrentes na comunicação oral.

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalhos práticos com apresentação oral - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Jean, G. (2000). A leitura em voz alta. Instituto Piaget.

Maestro, G. (2000). Como Falar em Público. Editorial Estampa.

Pato, R. & Lorenzo, A. (2023). Oralidade(s). Universidade de Santiago de Compostela.

Polito, R. (2015). Como falar corretamente e sem inibições. Pergaminho.

Simmons, A. (2023). Word Work: Pratical Tools To Empower Language And Literacy Learning in The High School Classroom. National Council of Teachers of English.