Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Ao longo das aulas, privilegiam-se abordagens diversas, que se baseiam na explanação teórica de conteúdos, na análise de casos práticos de utilização da língua portuguesa, na interação entre a docente e os discentes e em trabalhos práticos (individuais e em grupo) que tomam como ponto de partida a variedade contextual de utilização da língua portuguesa na oralidade.
Resultados de Aprendizagem
- Reconhecer as especificidades da comunicação e da expressão na oralidade;
- Identificar simetrias e assimetrias entre a comunicação oral e a comunicação escrita;
- Produzir enunciados orais adequados à intencionalidade comunicativa que lhes subjaz;
- Interpretar enunciados orais, integrando-os em tipologias diversas;
- Legitimar as principais técnicas de expressão oral, aplicando-as nas situações comunicativas adequadas;
- Adquirir estratégias de compreensão e de expressão orais, aplicando-as a diversos contextos situacionais e/ou profissionais;
- Identificar, interpretar e corrigir erros e imprecisões recorrentes na comunicação oral.
Programa
Especificidades da comunicação e da expressão na oralidade;
Simetrias e assimetrias entre a comunicação oral e a comunicação escrita;
Adequação dos enunciados orais à intencionalidade comunicativa que lhes subjaz;
Tipologias dos enunciados orais;
Principais técnicas de expressão oral e situações comunicativas em que são utilizadas;
Estratégias de compreensão e de expressão orais (aplicadas a diversos contextos situacionais e/ou profissionais);
Erros e imprecisões recorrentes na comunicação oral.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalhos práticos com apresentação oral - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Jean, G. (2000). A leitura em voz alta. Instituto Piaget.
Maestro, G. (2000). Como Falar em Público. Editorial Estampa.
Pato, R. & Lorenzo, A. (2023). Oralidade(s). Universidade de Santiago de Compostela.
Polito, R. (2015). Como falar corretamente e sem inibições. Pergaminho.
Simmons, A. (2023). Word Work: Pratical Tools To Empower Language And Literacy Learning in The High School Classroom. National Council of Teachers of English.