Educação à Distância no Ensino Superior

Métodos de Ensino

Esta UC caracteriza-se por uma metodologia ativa, assente nos pressupostos construtivistas de que o formando assume um papel dinâmico na construção do seu conhecimento.

Através da reflexão-ação, o formando será capaz de adquirir conhecimentos e competências teórico-práticas que lhe

permitam desenvolver a sua autonomia no âmbito da utilização das TD na ED

Resultados de Aprendizagem

– Conheçam os fundamentos teóricos e os recursos pedagógicos, didáticos e tecnológicos utilizados na Educação a Distância (ED)

– Saibam planear, desenvolver e avaliar um projeto curricular de ED

– Saibam selecionar conteúdos disponíveis na NET

– Sejam capazes de produzir conteúdos para utilizar na ED

– Avaliem as aprendizagens e o desenvolvimento de estudantes de cursos de ED

– Conheçam exemplos de boas práticas em ED 

Programa

– Fundamentos da Educação a Distância (ED)

– Recursos tecnológicos utilizados em ED

– Desenho instrutivo e ED no ensino superior

– Produção de Conteúdos para ED

– Recursos digitais disponíveis na Net e direitos de autor

– Abordagens Síncronas e Assíncronas

– Aprendizagem e Desenvolvimento: Boas práticas na ED

– Avaliação das Aprendizagens em ED

– Serviços de suporte

-Avaliação de programas de ED

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cheawjindakarn, B., Suwannatthachote, P., & Theeraroungchaisri, A. (2012). Critical Success Factors for Online Distance Learning in Higher Education: A Review of the Literature. Creative Education, 03(08). https://doi.org/10.4236/ce.2012.38b014

Gonçalves, S. P., Sousa, M. J., & Pereira, F. S. (2020). Distance learning perceptions from higher education students—the case of Portugal. Education Sciences, 10(12). https://doi.org/10.3390/educsci10120374

Kotrikadze, E. V., & Zharkova, L. I. (2021). Advantages and Disadvantages of Distance Learning in Universities. Propósitos y Representaciones, 9(SPE3). https://doi.org/10.20511/pyr2021.v9nspe3.1184

Mehrotra, Chandra., Hollister, C. David., & McGahey, Lawrence. (2001). Distance learning : principles for effective design, delivery, and evaluation. 257.

Muzammil, M., Sutawijaya, A., & Harsasi, M. (2021). Investigating Student Satisfaction In Online Learning: The Role Of Student Interaction And Engagement In Distance Learning University. Turkish