AEISEC

Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

No ano de 1980, nasce a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, que apresenta como principais objetivos zelar pelos interesses e direitos dos estudantes, promovendo a informação, cultura, desporto e lazer.

Com mais de 40 anos de história, a AEISEC apresenta no seu percurso vários momentos marcados pela postura reivindicativa dos seus dirigentes.

Foi em 1988 que os seus responsáveis assumiram a posição oposta à integração do ISEC no Politécnico de Coimbra, altura em que os planos curriculares dos bacharelatos foram reestruturados e reduzidos para seis semestres (três anos), sendo um dos marcos mais mediáticos da sua história conhecido como o “Dia do Gás”, momento em que os estudantes que se manifestavam no Governo Civil de Coimbra foram expulsos através do lançamento de gás lacrimogéneo.

Mais tarde, a AEISEC é também impulsionadora da exigência da autonomia dos Estabelecimentos de Ensino Superior Politécnico, que culminou na Lei 54/90, de 5 de setembro e na reivindicação pela justa aplicação da Lei 73/73, que tem como objetivo estabelecer a qualificação profissional exigível aos técnicos responsáveis.

Com o propósito de unir o setor empresarial à comunidade estudantil, nasce a FENGE – Feira de Engenharia, que gradualmente tem vindo a afirmar-se no panorama nacional, sendo reconhecida como a maior feira de engenharia organizada por estudantes.

Imagem

Ao nível da ação social, a intervenção é marcada pela reivindicação de apoios iguais para todos os estudantes, independentemente do seu subsistema de Ensino.

 

Presidente da Direção: Igor Monteiro

Contactos:

Email: geral@aeisec.pt

Site: http://aeisec.pt/