Tunas Académicas

O papel de promover a cultura musical académica é delegado nas Tunas das escolas/institutos do IPC, que vão percorrendo o país de norte a sul participando em eventos e festivais, colecionando prémios relevantes que vão contribuindo para escrever as linhas da sua história. A animação e união são a chave do sucesso que encanta quem assiste à sua atuação. Atualmente existem sete Tunas, designadamente VitisTuna (ESAC), K&Batuna (ESEC), Tu Na D’ESTES (ESTeSC), Estotuna D’Espital e Estunina (ESTGOH), TMISCAC (ISCAC), ISECOTUNA (ISEC).

Vitis Tuna

A Vitistuna estreou-se em 2008. Desde então percorre o país de norte a sul, tendo já conquistado prémios de todas as categorias existentes no âmbito.

Imagem

Além dos festivais em que participa, alegra eventos, festas, e sempre que possível enche as ruas de Coimbra com a sua música. Lançou este ano o terceiro original. Desde há 6 anos que realiza o seu festival, que dá pelo nome de Vitisval. Este consiste na envolvência e na partilha de música e de vivências com outras tunas vindas de qualquer parte do país.

Ensaiam duas vezes por semana: segunda-feira e quarta-feira, às 21h30, na Casa do Bispo.

 

Contacto: vitistuna.esac@gmail.com

K&Batuna

A K&Batuna — Tuna Académica Mista da Escola Superior de Educação de Coimbra foi fundada a 11 de novembro de 1999.

Imagem

Os primórdios da K&Batuna remontam a 1996, altura em que foi criada como Tuna Mista. No entanto, não durou mais do que um ano e acabou em 1997.

Em 1999, ressurge a K&Batuna, enquanto Tuna Masculina, tendo passado a Tuna Mista no ano de 2000. Desde então, participa ativamente na difusão da música tradicional de Coimbra e popular portuguesa pelo país, quer seja em atuações ou festivais.

Em 2006 constitui-se como Associação Juvenil, prosseguindo na sua missão de preservar a tradição coimbrã.

Em 2007 editou o seu primeiro trabalho discográfico – ‘O Canto do Amadeu’, depois de dois anos de gravação.

Atualmente o ‘Canto do Amadeu’ pode ser adquirido junto da K&Batuna, na loja de música Olímpio Medina, na Praça 8 de Maio, ou nas lojas fnac.

Contacto: kbatuna@gmail.com

Tu Na D’ESTES

A Tu Na D’ESTES, Tuna Mista da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, fez a sua estreia oficial no dia 8 de Abril de 2002, na cerimónia da Entrega dos Diplomas da ESTeS Coimbra, referente ao dia da Escola.

Imagem

Até então, na ESTeS Coimbra, existiram duas tentativas de formar uma tuna, mas sem sucesso. À terceira, no ano de 2002, um grupo de doutores e caloiros uniram-se, com muita robustez, persistência, espírito para cantar e se divertirem, para formar a Tu Na D’ESTES.

Inicialmente com poucos elementos e com escassos recursos, evoluiu e depois de algumas atuações e de, no ano seguinte, se terem cantado as primeiras janeiras, a tuna conseguiu angariar fundos para a compra de mais e melhores instrumentos. Ao longo destes anos, a Tu Na D’ESTES foi progredindo no número de elementos, no seu reportório e no número de apresentações, que vão desde as festas na escola e em aldeias, casamentos, missas, meetings, jornadas e, principalmente, festivais. Foi desta forma que conseguiu um lugar especial no seio da nossa escola e cidade, assim como em diversos locais de norte a sul de Portugal.

Nunca volta de bagagem vazia, construindo e elevando o seu, já extenso, palmarés.

No ano de 2006 realizou-se o I FAST’ À NOITE, primeiro Festival de Tunas Mistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. Em 2014 a tuna ganha o título de Associação, passando a designar-se: Tu Na D’ESTES – Associação.

 

Contacto: tunadestes@gmail.com

Estotuna D’Espital

Foi em 2003 que nasceu a Estotuna D’Espital, fruto do desejo de cerca de 10 Estudantes que sentiam necessidade de iniciar, numa Escola recente e onde não havia ainda Atividade Tunante, uma Tuna onde pudessem exprimir a sua música e conviver de forma mais regular.

Imagem

A data oficial ficaria assinalada em 21 de janeiro de 2004.
Temos como inspiração a bela cidade de Oliveira do Hospital que fica aos pés da Serra da Estrela, é ela que cantamos assim como as suas belas donzelas. Pautamos as nossas presenças pela alegria, camaradagem, folia, boémia, espírito académico, amizade, prazer pela música e tradição que transmitimos, também pelo peso de pertencermos ao Instituto Politécnico de Coimbra.

É com esta atitude que temos percorrido Portugal, levando o nosso nome desde a mais pequena “tasquinha” até aos maiores palcos deste nosso país, onde a alma do trovador e do boémio Estudante se sinta bem. Embora tendo participado em diversos festivais sempre com sucesso, salientamos a presença por duas vezes nos Açores e no programa da RTP “Praça da Alegria”.
Ainda com poucos anos de existência, a Estotuna tem já vários originais feitos onde a alegria e a vida de estudante é notória, organizou já por três vezes o seu Festival de Tunas intitulado “Ulveira D’Espital” e tem como objetivo gravar um CD que perpetue a sua existência.

Atualmente, realiza anualmente em parceira com a Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços o “fesTA.coh – festival de TUNAS ACADÉMICAS cidade de Oliveira do Hospital” que já conta com 4 edições.
Sempre seguindo os nossos princípios, continuaremos a espalhar música por este nosso Portugal e a fazer sonhar as donzelas.

 

Contacto: estotunadespital@outlook.pt

TMISCAC

Em 2013 nasceu a TMISCAC, um grupo de talentosos e determinados amigos, que se uniram para desenvolver um projeto musical, procurando dar mais um passo na tradição coimbrã de mãos dadas com a música tradicional portuguesa.

Imagem

Começou por ser um sonho de 4 amigos, e a esta data já mobilizou mais de uma centena de músicos, milhares de seguidores e incontáveis amigos e colaboradores.

A TMISCAC iniciou a sua caminhada atuando, maioritariamente, em projetos de ação social, caraterística que acaba por marcar o nome desta Tuna, correndo assim Portugal de norte a sul, travando duras batalhas para fazer chegar mais além o espírito académico que os carateriza divulgando o bom nome do instituto que representam.

Grandes proliferadores da música e tradição académica, tencionam representar boa parte do apoio prestado pelo ISCAC à cultura e arte coimbrã, e provar, à imagem de Pedro e Inês, que o amor transcende barreiras físicas e ideológicas, e que esta forte emoção despertada pela tradição de Coimbra vive também no coração do IPC.

Se estiveres interessado em ingressar na nossa Tuna, aparece no auditório do ISCAC para os ensaios, que serão todas as segundas e quartas às 21:00h. Nós somos a Tuna Mista do ISCAC.

 

Contacto: tmiscac@iscac.pt

ISECOTUNA

Foi a 7 de Março do ano 2010 que nasceu a inovadora ISECOTUNA – Tuna Mista do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, com coragem, audácia, energia e destreza para tal efeito.

Imagem

Cláudio Maio, João Ferreira e Igor Ferreira, fundadores da ISECOTUNA, contaram com todo o apoio da Associação de Estudantes do ISEC para criar condições necessárias para o desenvolvimento e para o florescer da ISECOTUNA no mundo académico de Coimbra.

Começa a dar os primeiros passos da sua história com a sua primeira atuação no auditório do ISEC e a partir deste momento a ISECOTUNA não tem parado e continua assim a trabalhar para que possa ser uma das grandes tunas de Coimbra e do nosso País.

Desde o seu começo, a ISECOTUNA tem como objetivo contagiar o maior número de pessoas com o seu espírito e a sua música, transmitindo valores como a amizade, a simpatia e a alegria, procurando elevar bem alto o nome do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Sendo a ISECOTUNA uma tuna com inúmeras distinções alcançadas, a história da nossa Tuna é composta por um sem número de amizades nascidas, de momentos vividos, de experiências inesquecíveis, de músicas cantadas, de laços criados, de lugares conhecidos, de muitas e muitas histórias contadas, que nos fazem recordar com saudade tudo aquilo que aprendemos e vivemos na Tuna e na Vida Académica.

Estar na Tuna é uma forma especial de encarar e de estar na vida onde a transmissão do conhecimento é o suporte para a realização pessoal e profissional dentro do ISEC. Assim continuaremos a viver, cantando e tocando pelo puro prazer de o fazer, pelo gosto que temos pela música e por tudo aquilo que nos une.

Os nossos ensaios são às segundas e quartas às 21h30 no polivalente do ISEC.

 

Contacto: tunamista_isec@hotmail.com