Enogastronomia

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Modelo pedagógico ativo, centrado no estudante, na partilha de informação e no incentivo ao espírito crítico. As metodologias de ensino são aulas expositivas, aulas de aplicação prática com resolução de problemas, descoberta guiada, englobando técnicas expositivas, interrogativas, de pesquisa individual e de grupo, de discussão e exercícios de brainstorming e resolução de questões-aula.

A parte prática das aulas engloba exercícios de prova sensorial de soluções de referência, de vinhos e de produtos gastronómicos, para aquisição de experiência, memória sensorial e de competências técnicas e práticas. Havendo recursos disponíveis, pretende-se que seja realizada, pelo menos, uma visita de estudo a locais ou eventos relacionado com o âmbito da UC.

 

Resultados de Aprendizagem

O1 – Reconhecer o alimento e o vinho em toda a sua complexidade e evolução ao longo da história humana.

O2 –  Reconhecer a importância da gastronomia e da relação entre gastronomia-turismo-vinhos.

O3 – Explicar a importância do vinho na gastronomia, turismo, economia e cultura.

O4 – Utilizar conhecimento e terminologia aplicada à degustação de vinho e de produtos gastronómicos.

O5 – Reconhecer os princípios fundamentais da harmonização.

O6 – Justificar propostas de harmonização entre o par vinho-produto gastronómico.

Programa

Módulo 1

– Caracterização de diferentes castas, regiões vitivinícolas e tipos de vinho

– Caracterização de diferentes designações usadas na certificação de vinhos

– Conhecimentos teóricos e práticos sobre prova sensorial de vinhos

– Princípios gerais de harmonização entre vinhos e gastronomia

– Identificação de rotas dos vinhos e a sua importância no desenvolvimento local

– Enoturismo e turismo enogastronómico

– Relação entre o vinho e a saúde: evidências científicas

Módulo 2

– Etiologia multifatorial e multidimensional da alimentação humana e da sua relação com o vinho

– A gastronomia associada às regiões vitivinícolas

– Festivais de gastronomia e eventos sobre o vinho

– Harmonização entre vinhos e iguarias: casos práticos

– Construção de cartas de vinhos e gestão de garrafeira

 

Docente(s) responsável(eis)

Goreti Maria dos Anjos Botelho

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Módulo 1 -Teste individual escrito - 75.0%
  • - Módulo 2 - Teste individual escrito - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cardoso, A.D. O Vinho – da uva à garrafa. Âncora Editora, 2007

Flandrin JL., Montanari M., 2008. História da alimentação. Vol. 1. Dos primórdios à Idade Média. Ed. Terramar

Fletcher J., 2006. Cheese & Wine. A guide to selecting, pairing and enjoying. California: Chronicle Books

Franco J.E., Braga I.D., 2023. História Global da Alimentação Portuguesa. Bertrand Ed. Lda.

Guedes P. FIZZIOLOGIA – Elaboração de vinhos espumantes segundo o método clássico. Quântica Editora – Conteúdos Especializados Lda., 2021

Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. Anuário 2022: Vinhos e Aguardentes de Portugal. Lisboa. Disponível em: https://www.ivv.gov.pt/np4/Anuário

Jackson R.S. 2017. Wine Tasting: A Professional Handbook. Third Edition. Academic Press Inc.

Laloganes JP 2010. The essentials of wine with food-pairing techniques. New Jersey: Pearson Education, Inc.

Loureiro V, Ferreira MM 2019. O vinho sentido. Sem descrever aromas ou atribuir pontuações. Lisboa: Plátano Editora

Singaravélou P, Venayre S, 2024. A Mercearia do Mundo. A globalização através dos produtos alimentares, do século XVIII aos nossos dias. Quetzal Editores