Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Modelo pedagógico ativo, centrado no estudante, na partilha de informação e no incentivo ao espírito crítico. As metodologias de ensino são aulas expositivas, aulas de aplicação prática com resolução de problemas, descoberta guiada, englobando técnicas expositivas, interrogativas, de pesquisa individual e de grupo, de discussão e exercícios de brainstorming e resolução de questões-aula.
A parte prática das aulas engloba exercícios de prova sensorial de soluções de referência, de vinhos e de produtos gastronómicos, para aquisição de experiência, memória sensorial e de competências técnicas e práticas. Havendo recursos disponíveis, pretende-se que seja realizada, pelo menos, uma visita de estudo a locais ou eventos relacionado com o âmbito da UC.
Resultados de Aprendizagem
O1 – Reconhecer o alimento e o vinho em toda a sua complexidade e evolução ao longo da história humana.
O2 – Reconhecer a importância da gastronomia e da relação entre gastronomia-turismo-vinhos.
O3 – Explicar a importância do vinho na gastronomia, turismo, economia e cultura.
O4 – Utilizar conhecimento e terminologia aplicada à degustação de vinho e de produtos gastronómicos.
O5 – Reconhecer os princípios fundamentais da harmonização.
O6 – Justificar propostas de harmonização entre o par vinho-produto gastronómico.
Programa
Módulo 1
– Caracterização de diferentes castas, regiões vitivinícolas e tipos de vinho
– Caracterização de diferentes designações usadas na certificação de vinhos
– Conhecimentos teóricos e práticos sobre prova sensorial de vinhos
– Princípios gerais de harmonização entre vinhos e gastronomia
– Identificação de rotas dos vinhos e a sua importância no desenvolvimento local
– Enoturismo e turismo enogastronómico
– Relação entre o vinho e a saúde: evidências científicas
Módulo 2
– Etiologia multifatorial e multidimensional da alimentação humana e da sua relação com o vinho
– A gastronomia associada às regiões vitivinícolas
– Festivais de gastronomia e eventos sobre o vinho
– Harmonização entre vinhos e iguarias: casos práticos
– Construção de cartas de vinhos e gestão de garrafeira
Docente(s) responsável(eis)
Goreti Maria dos Anjos BotelhoMétodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Módulo 1 -Teste individual escrito - 75.0%
- - Módulo 2 - Teste individual escrito - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cardoso, A.D. O Vinho – da uva à garrafa. Âncora Editora, 2007
Flandrin JL., Montanari M., 2008. História da alimentação. Vol. 1. Dos primórdios à Idade Média. Ed. Terramar
Fletcher J., 2006. Cheese & Wine. A guide to selecting, pairing and enjoying. California: Chronicle Books
Franco J.E., Braga I.D., 2023. História Global da Alimentação Portuguesa. Bertrand Ed. Lda.
Guedes P. FIZZIOLOGIA – Elaboração de vinhos espumantes segundo o método clássico. Quântica Editora – Conteúdos Especializados Lda., 2021
Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. Anuário 2022: Vinhos e Aguardentes de Portugal. Lisboa. Disponível em: https://www.ivv.gov.pt/np4/Anuário
Jackson R.S. 2017. Wine Tasting: A Professional Handbook. Third Edition. Academic Press Inc.
Laloganes JP 2010. The essentials of wine with food-pairing techniques. New Jersey: Pearson Education, Inc.
Loureiro V, Ferreira MM 2019. O vinho sentido. Sem descrever aromas ou atribuir pontuações. Lisboa: Plátano Editora
Singaravélou P, Venayre S, 2024. A Mercearia do Mundo. A globalização através dos produtos alimentares, do século XVIII aos nossos dias. Quetzal Editores