Fisioterapia em Condições Cardiovasculares e Respiratórias

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino integram: Exposição: para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e orientar a abordagem dos alunos; Utilização de diferentes casos para ilustrar os temas em estudo; Discussão em pequenos grupos (4-5 alunos), tarefas comuns ou diversas. Para o efeito, os alunos terão de recorrer à pesquisa, leitura e resolução de problemas para analisar criticamente e selecionar os métodos e técnicas de avaliação e intervenção de fisioterapia adequados a doentes com patologias cardiovasculares e respiratórias.
O processo de avaliação contínua: os alunos são avaliados através da realização de dois trabalhos de grupo (detalhes sobre os mesmos serão entregues por escrito aos alunos). Nota inferior a 9,5 valores em qualquer das provas mencionadas, obriga à realização de exame final. A aprovação na unidade curricular é obtida com um resultado igual ou superior a 10 valores.

Resultados de Aprendizagem

Desempenho mental reflexivo e conhecimento; crescimento das áreas emocional comportamental e de atitude. O aluno deverá saber, compreender e ser capaz de: aplicar os princípios de avaliação, diagnóstico, programação e intervenção em condições e problemas associados ao sistema cardiovascular e respiratório, bem como a elaborar registos adequados, com base na Funcionalidade/Incapacidade; Organizar os elementos associados aos procedimentos de Fisioterapia de acordo com as componentes Estruturas, Funções, Atividades/Participação e Fatores. Desenvolver estratégias centradas na educação/aconselhamento de utentes/doentes e de familiares e do conhecimento do contributo dos diferentes membros da equipa de saúde de forma que o fisioterapeuta tenha uma visão global do utente/doente; Analisar criticamente os modelos e as estratégias práticas nos diversos contextos em que o fisioterapeuta atua;Avaliar a evidência da prática no contexto das condições cardiovasculares e respiratória

Programa

1. Exame e avaliação das componentes da Funcionalidade e Incapacidade (estruturas e funções do corpo, atividades e participação) e dos Fatores Contextuais em condições cardiovasculares e respiratórias
2. Identificação dos padrões/diagnóstico
3. Determinação do prognóstico
Definição de objetivos esperados;
Frequência e duração das sessões;
Fatores que podem influenciar as sessões e o plano de intervenção; 4. Abordagens baseadas na evidência e centradas no cliente Tradicionais ou conservadoras;
Novas tecnologias, incluindo as Tecnologias de Apoio;
Promoção da saúde e prevenção dos problemas secundários; Educação e aconselhamento;
Reabilitação baseada na Comunidade;
Outras.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Susana Gonçalves Lopes

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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