Métodos de Ensino
Duas aulas teórico-práticas semanais de 120 min. As aulas destinam-se a transmitir conhecimentos sobre a avaliação neuromusculoesqueletica e a desenvolver a capacidade de efetuar os procedimentos indispensáveis nesta avaliação a um fisioterapeuta.
Avaliação contínua, através de avaliação da participação nas actividades desenvolvidas na aula (fichas de trabalho). Avaliações teórico-práticas. A classificação final é calculada pela fórmula: 0,25 x Média das fichas de trabalho + 0,75 x Média das avaliações teorico práticas (min 8,5)
Resultados de Aprendizagem
Capacidade para efectuar a avaliação do sistema neuromusculoesquelético.
Programa
Exame e avaliação de:
Consciência, atenção e cognição
Integridade nervosa craniana e periférica
Marcha, locomoção e equilíbrio
Integridade articular e mobilidade
Função motora (controlo motor e aprendizagem motora)
Performance muscular
Desenvolvimento neuromotor e integridade sensorial
Amplitude de movimento
Integridade dos reflexos
Auto-cuidados e cuidados domésticos
Integridade sensorial
Integração ou reintegração no trabalho (emprego / escola / infantário), comunidade e lazer
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Maria de Oliveira e Silva PatrícioEstágio(s)
NAO
Bibliografia
SULLIVAN, S e SCHIMTZ, T. Fisioterapia- Avaliação e tratamento. Editora Manole
Fisioterapia neurológica Cota: 615.8.82 FIS
DOWNIE, Patricia A. Cash : neurologia para fisioterapeutas
ECKERSLEY, Pamela M., ed. lit. – Elements of paediatric physiotherapy. lst ed.Edinburgh [etc.] : Churchill Livingstone, 1993. VIII, 513 p.. ISBN 0-443-03894-5
[1306] SHEPHERD, Roberta B. – Physiotherapy in paediatrics. 3rd ed. Oxford [etc.] : Butterworth-Heinemann, 1995. X, 420 p.. ISBN 0-7506-0620-7 .