Métodos de Ensino
As metodologias de ensino integram: exposicao dos conteados; analise e discussao dos conceitos e demonstragaolexemplificagao das tecnicas com pratica simulada entre os alunos.
0 processo de avaliagdo continua: os alunos sao avaliados atraves da realizagdo de um teste teorico-pratico, uma prova pratica, e pela realizagdo e apresentagdo de um trabalho. A aprovagdo na disciplina é obtida pela media ponderada (40/30/ 30) das classificacoes obtidas nessas provas. Nota inferior a 9,5 valores em qualquer das provas mencionadas, obriga a realizacao de exame final.
Avaliacao por exame final constara de uma prova escrita que tera estrutura identica a de frequencia e incluira tamb6m
questoes teorico-praticas, e sera realizada durante as 6pocas designadas para o efeito. A aprovado na unidade curricular é obtida corn um resultado igual ou superior a 10 valores.
As classificagoes sao expressas numa escala de 0 a 20 valores.
Resultados de Aprendizagem
Compreender as bases teoricas dos metodos e tecnicas de intervenenção dirigidos aos sistemas cardiovascular, pulmonar e tegumentar;
Conhecer, compreender e saber aplicar os procedimentos basicos dos metodos e tecnicas de interveneção abordados; Selecionar os metodos e tecnicas adequados a intervenção em condicoes de saude especificas e sustentar estas opções;
Adquirir destreza manual para executar corretamente as tecnicas de intervenção especificas abordadas; Registar de forma completa e precisa todos os dados referentes a intervenenção em condicoes cardiovasculares, respiratorias e tegumentares.
Programa
Fisioterapia respiratoria: Objetivos, indicacoes, precaugoes, principios gerais, padrao respiratorio, tecnicas de reeducacao respiratoria e modalidades terapeuticas para desobstrucao das vias aereas. Reeducagdo ao esforco. Ventilação mecanica nao invasiva (VMNI): Objetivos, principios, indicagoes, efeitos secundarios, complicacoes e modalidades de suporte ventilatorio. Relaxamento global e segmentar. Beneficios da atividade fisica regular. Adaptacoes metabolicas agudas e cronicas ao exercicio. Prescricao do exercicio: Objetivos, condicionantes, componentes e principios essenciais do condicionamento cardiovascular. Recomendacoes para a prescricao de exercicio em grupos especiais. Reabilitagdo cardiaca: objetivos; indicagoes e contraindicações; estratificacao do
risco; progressao; fases e componentes do programa de intervened° e da sessao de treino; criterios de seguranca clinica. Intervened° em queimados. Ulceras de decabito: avaliacao do risco, atuagdo preventiva. Exercicio em grupo.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Susana Gonçalves LopesEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Jones, M. (1995), Clinical reasoning and pain; Manual Therapy, 1: 17-24
Jones, M. (1992), Clinical reasoning in manual therapy, Physical Therapy. Vol.72, n° 12:875-884
Eduards, W; Jones, M; Carr, J; Braunack-Mayer, A; Jensen, G. (2004), Clinical reasoning strategies in physical therapy, Physical Therapy. Vol 84, n°4: 312-330
Jones, M; Edwards, L; Gifford, L.(2002), Conceptual models for implementing biopsychosocial theory in clinical pratice, Manual Therapy,7 (1): 2-9
APTA (2001), Guide to physical therapist practice, Physical Therapy, voL81(1), Jan
Petty, N; Moore, A; Neuromusculoskeletal examination and assessment- A handbook for therapists, Churchill
Livingstone, 2′ ed (2001)
Magee DJ (2005) Orthopedic Physical Assessment Enhanced Edition, WB Saunders, Philadelphia, PA