Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos dos sistemas cardiovascular e respiratório. Principais diferenças entre adulto e criança. Avaliação da aptidão cardiorrespiratória, incluindo prova de esforço e testes de campo. Componentes e princípios base da prescrição de exercício.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino integram: exposição dos conteúdos; análise e discussão dos conceitos e demonstração/exemplificação das técnicas com prática simulada entre os alunos. Discussão de estudos de caso.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo Geral:
Dominar os fundamentos teóricos, práticos e de aplicação de métodos e técnicas de intervenção em fisioterapia nos sistemas cardiovascular, pulmonar e tegumentar.
Objetivos Específicos:
- Compreender as bases teóricas dos métodos e técnicas específicas de tratamento dos sistemas cardiovascular, pulmonar e tegumenta
- Selecionar e aplicar as intervenções adequadas para cada caso baseados na melhor evidência disponível
- Executar corretamente as as intervenções específicas
- Registrar dados de forma completa e precisa.
Habilidades a Desenvolver:
- Pensamento crítico na escolha das intervenções e tomada de decisão.
- Comunicação eficaz com os utentes
- Habilidade manual para a execução das técnicas e metodologias de intervenção.
Importância da prática baseada em evidências e dos cuidados centrados no paciente
Destacar a importância da prática baseada em evidências e dos cuidados centrados no paciente na seleção de intervenções específicas para condições cardiovasculares e respiratórias é essencial para garantir um manejo fisioterapêutico individualizado e de alta qualidade.
Programa
Benefícios da Atividade Física Regular
- Vantagens para a saúde e impacto no bem-estar físico e psicológico.
Diferença entre Atividade Física e Exercício Físico
- Definições e distinção conceptual.
Adaptações Cardíacas, Respiratórias e Metabólicas Agudas e Crónicas ao Exercício
- Respostas corporais de curto e longo prazo ao nível cardíaco, respiratório e metabólico.
Revisão da Prescrição do Exercício
- Componentes e princípios essenciais do condicionamento cardiovascular e treino de força.
- Exercício aeróbio: cálculo da zona-alvo de treino; elementos chave de uma sessão de exercício; classificação de risco cardiovascular para treino; precauções no exercício autónomo.
Reabilitação Cardíaca
- Prevenção primária vs. secundária; objetivos, benefícios, progressão e componentes da intervenção.
- Fases da reabilitação cardíaca (internamento, ambulatório, manutenção).
- Indicações e contraindicações do exercício em patologias cardiovasculares; estratificação do risco para o exercício; recomendações e prescrição em todas as fases; critérios de segurança clínica.
- Prescrição de exercício em grupos especiais: síndrome coronária aguda e crónica, revascularização, transplante cardíaco, cirurgia valvular, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e doença arterial periférica.
Fisioterapia Respiratória
- Definição, conjunto de habilidades do fisioterapeuta respiratório, objetivo, indicações, precauções, princípios de fisiologia respiratória geral, padrões respiratórios (crianças e adultos) e fases de reeducação respiratória.
- Técnicas: educação, mobilização torácica, mobilidade torácica, reeducação do movimento diafragmático, fortalecimento muscular respiratório, técnicas de desobstrução brônquica (com ou sem aparelhos) e prescrição de exercícios.
- Modalidades terapêuticas e técnicas de desobstrução das vias aéreas: técnica de ciclo respiratório ativo; drenagem autogênica; técnicas de desobstrução das vias aéreas superiores e inferiores, proximais, distais e periféricas (crianças e adultos): depuração rinofaríngea retrógrada, tosse nasal, bombeamento traqueal expiratório, tosse direcionada e induzida, expiração forçada ou bufamento, expiração lenta total, expiração lenta prolongada, ventilação com pressão expiratória positiva (lábios franzidos, flutter, acapella, RC-Cornet), exercícios de fluxo inspiratório controlado, espirometria de incentivo.
- Técnicas instrumentais de remoção de secreção: in-exsuflador mecânico, oscilação torácica (Vest), percussão intrapulmonar (VPI); sucção, umidificação/fluidificação de secreções.
- Posicionamento para facilitar o trabalho respiratório.
- Esforço de reeducação.
Ventilação Mecânica Invasiva e Não Invasiva (VMI e VMNI):
- Objetivos, princípios, indicações, princípios, parâmetros a monitorar, ciclo obrigatório, características, interfaces, colocação de máscara, efeitos colaterais, complicações.
- Modos de suporte ventilatório.
- Ventilação Controlada por Volume (VCV), Ventilação de Volume Assistida/Controlada (A/C VCV), Ventilação Controlada por Pressão (PCV), Ventilação com Pressão Assistida/Controlada (A/C PCV), Ventilação por Pressão Assistida (ASB).
- Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) e Pressão Positiva Binível nas Vias Aéreas (BIPAP).
- VMNI em doenças neuromusculares, síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAHOS), obesidade e doenças pulmonares obstrutivas/restritivas: efeitos, indicações, contraindicações.
- Oxigenoterapia (indicações, contraindicações). Sucção (indicações, contraindicações, uso prático).
Fisioterapia Respiratória em Populações Específicas:
- Doenças neuromusculares; trauma da coluna vertebral e distúrbios da caixa torácica e coluna vertebral.
- Principais características destas condições
- Especificidades da avaliação e da intervenção
- Soft skills vs. hard skills
Reabilitação Respiratória:
- Normas portuguesas vs. internacionais, equipa, objetivos, benefícios, indicações e contraindicações, componentes do programa de intervenção, sessão de formação e sessão de educação/apoio psicossocial e progressão.
Técnicas de Relaxamento Fisiológico:
- Relaxamento segmentar de Codman; Conceito de Snoezelen; O relaxamento progressivo de Jacobsen e o relaxamento fisiológico de Laura Mitchell.
Intervenção do Fisioterapeuta no Pé Diabético
- Papel do fisioterapeuta na prevenção de úlceras por pressão: avaliação, prevenção, seleção e uso de produtos antidecúbito, posicionamento e educação para usuários e cuidadores.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Susana Gonçalves LopesEstágio(s)
NAO
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