Métodos de Ensino
Avaliação periódica
Existem dois momentos de avaliação:
Escrita
• Duas frequências: 90% da nota final
• Consiste em 80 perguntas tipo teste americano e de acordo com o ensino praticado.
• A nota mínima em cada frequência é de 7,5 valores, devendo a média final das duas frequências ser de 10 valores
Oral
• Apresentação pública de trabalho individual ou em grupos: 10% da nota final
• A não apresentação deste trabalho implica necessariamente a apresentação a exame final do aluno
Avaliação contínua:
• Mediante a participação nas aulas teóricas e teórico-práticas
• Pequenos trabalhos de grupo
• Breves apresentações individuais
As notas resultantes do momento de avaliação periódico acima definido serão valoradas e corrigidas pela avaliação contínua no máximo de 1 valor.
Exame final e de recurso
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de :
• Anatomia descritiva e topográfica nos diferentes planos anatómicos.
Anatomia humana normal desde do desenvolvimento embrionário até ao idoso, diferenciando o normal das suas variantes.
• Descrição e localização das estruturas anatómicas leccionadas, de acordo com a nomenclatura anatómica internacional.
• Características genéricas dos Sistemas Abdomino-Pélvico, Nervoso Central e Pescoço.
O aluno deve adquirir aptidões de :
• identificação e descrição do aspecto anatómico normal e variantes.
O aluno deve adquirir competências de :
• Desenvolver a capacidade de reter e futuramente expandir os seus conhecimentos em anatomia.
• Descrever as estruturas anatómicas dos sistemas Abdomino-Pélvico, Nervoso Central e Pescoço assim como as suas relações anatómicas.
Programa
Crânio
Sistema nervoso central: meninges: constituição, distribuição e função; os septos e os seios venosos da duramater; vascularizção arterial e venosa e inervação da duramater; os “espaços” meníngeos. encéfalo: constituição (cérebro, tronco encefálico e cerebelo), vascularização arterial e venosa. líquido cérebro-espinhal (!CR): constituição, função e sistema de circulação. medula espinhal e as grandes vias sensitivas e motoras
Miologia, inervação e vascularização arterial e venosa. A face e os órgãos dos sentidos: Região orbitaria, Região oral, nasal, ouvido
Coluna vertebral Osteologia Miologia SNP Ossos, articulações, fascias, músculos Vascularização e inervação Vísceras Sistema endócrino: glândula tiróide e paratiróides.
Sistema respiratório: laringe e traqueia.
Sistema digestivo: faringe e esófago
Abdómen, e pelvis
Nota: Para além dos aspectos descritivos e topograficos, em todas as áreas programáticas se priveligiam as implicações clínicas atinentes.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Alexandra de Albuquerque AndréEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Moore, KL, Dalley AF (2014). Clinically Oriented Anatomy . P ED., Lippincott Williams & Wilkins Baltimore Netter, FH (2014). Atlas of Human Anatomy. 6a ED., Saunders .
Esperança Pina JA. (2010) 2a Ed. Anatomia Humana da Locomoção, Lisboa. Lide!.
Sobotta J. Putz R., Pabst (2009) 14th Ed. Atlas of Anatomy of Human Anatomy (single vol). Churchill Livingstone. Williams, Peter L.; Warwick, Roger – Gray anatomia. Madrid [etc.]: Churchill Livingstone, cop. 1992. 2 vols. ISBN 84-205¬2298-8.