Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo T/P com exposição estruturada, análise e discussão dos conteúdos. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e
conceitos, e exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas, recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos com orientação, e estudo autónomo.
Os alunos serão avaliados através de: trabalhos escritos realizados na componente T/P e de um teste escrito de avaliação de conhecimentos. A aprovação na disciplina é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores, resultante do somatório das classificações obtidas na componente T/P e no teste escrito ponderadas, respetivamente, com peso de 30% e 70%. A classificação em cada uma das avaliações não pode ser inferior a 9,5 valores. A avaliação pode, também, ser realizada através de um exame escrito.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Comunicação e relações interpessoais;
* Comportamento individual e grupai e suas influências.
Aptidões para:
* Adoptar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público; * Compreender o mundo que o rodeia no ãmbito individual e relacional;
* Reconhecer e discutir a importância do comportamento na relação interpessoal;
* Demonstrar empatia face às necessidades do outro.
Competências para:
* Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;
* Lidar adequadamente com o utente e sua família, respeitando diferenças, direitos e necessidades; * Pensar criticamente sobre alguns fenómenos psicológicos que têm impacto na vida do dia a dia;
* Interpretar e analisar o comportamento humano.
Programa
1. Comunicação humana e relacionamento interpessoal
1.1. Comunicação humana
Pragmática da comunicação
Comunicação verbal (oral e escrita) e não verbal, comunicação face a face e entrevista Atitudes na comunicação
1.2. Relacionamento interpessoal
Estilos de relacionamento interpessoal
Factores que afectam a qualidade das relações interpessoais Auto-conceito, auto-estima e processos atribucionais
2. O conflito nas relações interpessoais
Os tipos de conflito
Lidar com os conflitos e habilidades para a sua resolução
3. Motivação
Motivação e comportamento
Teorias e abordagens da motivação
4. O grupo – Fenómenos grupais e processos de liderança
4.1. Interacção grupai e identidade
Definição, características e tipos de grupos O comportamento no grupo
Comunicação, eficácia e produtividade do grupo Coesão grupai e pressão de conformidade
4.2. Liderança
Características e estilos de liderança Funções e consequências da liderança
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Tenente dos Santos PocinhoEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Abreu, MV(1l. 8)Cinco Ensaios Sobre Motivação.Coimbra:Almedina Berlo,DK(1991)O Processo de Comunicação.Martins Fontes Fachada,M.O.(1992).Psicologia das Relações Interpessoais.Edições Rumo Feldman, R. (2001). Compreender a Psicologia. McGraw Hill Fiske,J.(1993),Introdução ao Estudo da Comunicação
Marc, E. & Dominique,P.(1996),Interacção Social, Rés Editora Porritt, L(1990)nteraction Strategies.Churchill Livingstone
Rego, A(2007)Comunicação Pessoal e Organizacional:Teórica e Prática. Lisboa:Edições Sílabo,Lda
Ribeiro, L(1993)Comunicação Global. Edições 70
Rodrigues,C(1989)Afectividade (pp. 11-31)Porto:Contraponto
Rodrigues,C& Pina-Cabral,JM(1985)Motivação:Conceito.Aspectos Fundamentalmente Inatos.Porto:Contraponto Edições
Serra,AV(1986)Motivação e Aprendizagem. Porto: Contraponto.
Watzlawick,P,Beavin,J&Jackson,D(1967)Pragmática da Comunicação Humano:um Estudo dos Padrões, Patologias e Paradoxos da Interacção São Paulo:Editora Cultrix
Wright,B(1992).Skills for Caring;Communication Skills