Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Not applied
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, utilizando uma metodologia expositiva e integrativa, com objetivo de promover a participação direta dos alunos. Pretende-se assim que os alunos assimilem a Neurociência de uma forma integrada e com uma visão global e aplicada à saúde. Durante as aulas, recorrendo a diversos materiais, será ainda proporcionada aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos da Neurociência através da análise de patologias do cérebro. Com este fim, para além da exposição de conteúdos, serão disponibilizados aos alunos artigos científicos e casos clínicos relevantes para a prática profissional de fisioterapia.
Resultados de Aprendizagem
Pretendem-se lecionar os conhecimentos básicos sobre o modo como o sistema nervoso (SN) central e
periférico funcionam e como são afetados em situações patológicas. Os alunos devem:
1- identificar as unidades básicas do SN e descrever a organização e função do SN central e periférico,
relacionando as suas alterações com situações patológicas.
2- descrever os processos biológicos e moleculares responsáveis pela sinalização neuronal e analisar o seu
compromisso em várias situações patológicas.
3- analisar os mecanismos de processamento sensorial. Descrever as bases fisiológicas da dor e a
organização e funcionamento do sistema vestibular.
4- definir as principais transformações do cérebro desde o desenvolvimento embrionário à idade adulta.
5- analisar o processo do movimento e o seu controlo e algumas das principais patologias associadas a
alterações do movimento.
6- demonstrar capacidades adequadas de síntese e comunicação e competências essenciais ao trabalho em
equipa.
Programa
1. Organização do sistema nervoso (SN)
1.1 Componentes celulares: neurónios e glia
1.1.1 Revisão de conteúdos – organitos celulares
1.1.2 Citoesqueleto e transporte axonal
1.1.3 Esclerose Múltipla
1.2. Anatomia do SN
1.2.1 Relação estrutura/função
1.2.2 Barreira hemato-encefálica
1.2.3 Imagiologia cerebral
1.2.4 Doença de Alzheimer e dos “pezinhos”
2. Sinalização neuronal
2.1 Potenciais de ação
2.2 Canais e transportadores
2.3. Sinapses
2.4 Neurotransmissores e recetores
2.5 Vias de Sinalização celular
2.6 Acidente Vascular Cerebral e Epilepsia
3. Transformações do cérebro
3.1 Desenvolvimento embrionário
3.2 Circuitos neuronais e sua modificação
3.3 Plasticidade sinática
3.4 Esquizofrenia
4. Processamento sensorial
4.1 Sistema somatosensorial
4.2 Sistema auditivo e vestibular
4.3 Dor
4.4 Fibromialgia
5. Movimento e seu controlo
5.1 Circuitos dos motoneurónios inferior e superior
5.2 Modulação do movimento pelo gânglio basal e cerebelo
5.3 Doenças de Parkinson, Huntington, Esclerose Lateral Amiotrófica, Ataxias
Docente(s) responsável(eis)
Sara Matias Carmo SilvaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária/Primary
Purves, Augustine, Fitzpatrick, Katz, LaMantia, McNamara, Williams (2004) “Neuroscience”, 3ª edição, Sinauer Associates Inc. ISBN 0-87893-725-0
Secundária/Secondary
Squire, Berg, Bloom, Du Lac, Ghosh, Spitzer (2012) Fundamental Neuroscience (4ª edição), Elsevier. ISBN 978-0-12-385870-2
Brady, Siegel, Albers, Fisher, Price (2011) “Basic Neurochemistry: Molecular, Cellular and Medical Aspects”, 8ª edição, Elsevier. eBook ISBN: 9780080959016
Nadeau, Ferguson (2004) “Medical Neuroscience”, 1ª edição, Saunders – Elsevier. ISBN 10: 1416024042
Matthews GG (2001) “Neurobiology: Molecules, Cells and Systems”. Blackwell Science, Inc. ISBN 0865424047