Neurociência

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Not applied

Métodos de Ensino

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, utilizando uma metodologia expositiva e integrativa, com objetivo de promover a participação direta dos alunos. Pretende-se assim que os alunos assimilem a Neurociência de uma forma integrada e com uma visão global e aplicada à saúde. Durante as aulas, recorrendo a diversos materiais, será ainda proporcionada aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos da Neurociência através da análise de patologias do cérebro. Com este fim, para além da exposição de conteúdos, serão disponibilizados aos alunos artigos científicos e casos clínicos relevantes para a prática profissional de fisioterapia. 

 

 

 

Resultados de Aprendizagem

Pretendem-se lecionar os conhecimentos básicos sobre o modo como o sistema nervoso (SN) central e

periférico funcionam e como são afetados em situações patológicas. Os alunos devem:

1- identificar as unidades básicas do SN e descrever a organização e função do SN central e periférico,

relacionando as suas alterações com situações patológicas.

2- descrever os processos biológicos e moleculares responsáveis pela sinalização neuronal e analisar o seu

compromisso em várias situações patológicas.

3- analisar os mecanismos de processamento sensorial. Descrever as bases fisiológicas da dor e a

organização e funcionamento do sistema vestibular.

4- definir as principais transformações do cérebro desde o desenvolvimento embrionário à idade adulta.

5- analisar o processo do movimento e o seu controlo e algumas das principais patologias associadas a

alterações do movimento.

6- demonstrar capacidades adequadas de síntese e comunicação e competências essenciais ao trabalho em

equipa.

 

Programa

1. Organização do sistema nervoso (SN)

1.1 Componentes celulares: neurónios e glia

1.1.1 Revisão de conteúdos – organitos celulares

1.1.2 Citoesqueleto e transporte axonal

1.1.3 Esclerose Múltipla

1.2. Anatomia do SN

1.2.1 Relação estrutura/função

1.2.2 Barreira hemato-encefálica

1.2.3 Imagiologia cerebral

1.2.4 Doença de Alzheimer e dos “pezinhos”

 

2. Sinalização neuronal

2.1 Potenciais de ação

2.2 Canais e transportadores

2.3. Sinapses

2.4 Neurotransmissores e recetores

2.5 Vias de Sinalização celular

2.6 Acidente Vascular Cerebral e Epilepsia

 

3. Transformações do cérebro

3.1 Desenvolvimento embrionário

3.2 Circuitos neuronais e sua modificação

3.3 Plasticidade sinática

3.4 Esquizofrenia

 

4. Processamento sensorial

4.1 Sistema somatosensorial

4.2 Sistema auditivo e vestibular

4.3 Dor

4.4 Fibromialgia

 

5. Movimento e seu controlo

5.1 Circuitos dos motoneurónios inferior e superior

5.2 Modulação do movimento pelo gânglio basal e cerebelo

5.3 Doenças de Parkinson, Huntington, Esclerose Lateral Amiotrófica, Ataxias

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Sara Matias Carmo Silva

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primária/Primary

Purves, Augustine, Fitzpatrick, Katz, LaMantia, McNamara, Williams (2004) “Neuroscience”, 3ª edição, Sinauer Associates Inc. ISBN 0-87893-725-0 

 

Secundária/Secondary

Squire, Berg, Bloom, Du Lac, Ghosh, Spitzer (2012) Fundamental Neuroscience (4ª edição), Elsevier. ISBN 978-0-12-385870-2

Brady, Siegel, Albers, Fisher, Price (2011) “Basic Neurochemistry: Molecular, Cellular and Medical Aspects”, 8ª edição, Elsevier. eBook ISBN: 9780080959016

Nadeau, Ferguson (2004) “Medical Neuroscience”, 1ª edição, Saunders – Elsevier. ISBN 10: 1416024042

Matthews GG (2001) “Neurobiology: Molecules, Cells and Systems”. Blackwell Science, Inc. ISBN 0865424047