Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico com exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão. Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise critica de textos/artigos. Os alunos são avaliados através de um trabalho escrito e de um teste escrito, de avaliação de conhecimentos, sumativo, constituído por questões que avaliam a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina e a capacidade de aplicação prática desses conhecimentos a situações quotidianas e específicas da área científica do curso. A aprovação na disciplina é resultante do somatório das classificações obtidas no trabalho individual e no teste escrito ponderadas, respectivamente, com peso de 20% e 80%. A classificação em cada uma das avaliações (trabalho e teste) não pode ser inferior a 9,5 valores.
A avaliação pode, também, ser através de um exame escrito, durante as épocas designadas para o efeito.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Saúde Mental;
* Quadros psicopatológicos;
* Caraterísticas e diferenciação dos diferentes quadros.
Aptidões para:
* Refletir sobre os factores implicados na saúde mental; * Compreender os principais quadros psicopatológicos; * Refletir sobre a relação do corpo com a doença mental.
Competências para:
* Identificar os principais quadros psicopatológicos; * Reconhecer formas de lidar com os mesmos.
Programa
1. Perspectiva histórica, modelos explicativos e principais classificações em psicopatologia
2. Perturbações que surgem habitualmente na infãncia e adolescência
*Perturbações do desenvolvimento
*Perturbações do comportamento e da ansiedade
*Perturbações de eliminação
*Abuso físico e sexual *Perturbações alimentares
3. Perturbações no sistema familiar
*Perspectiva sistémica
*O ciclo vital da família
*Disfunções familiares
4. Perturbações que surgem habitualmente na idade adulta
*Considerações iniciais (psicopatologia da percepção, pensamento, memória e consciência)
*Perturbações ansiosas *Perturbações somatoformes
*Perturbações do humor *Esquizofrenia e outras psicoses
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Monteiro AmaralEstágio(s)
NAO
Bibliografia
* Alarcão, M. (2000). (Des)Equilíbrios familiares. Coimbra: Quarteto.
* American Psychiatric Association (1994). DSM IV- Manual de Diagnóstico das Perturbações Mentais. Lisboa: Climepsi Editores.
* Barraclough, J.; Gill, D. (1997). Bases da psiquiatria moderna. Lisboa: Climepsi Editores.
* Joyce-Moniz, L. (1993). Psicopatologia do desenvolvimento do adolescente e do adulto. Lisboa: McGraw-Hill. * Macedo, A.F.; Pocinho, F.E. (1999). Obsessões e compulsões. Coimbra: Quarteto.
* Montgomery, S. (1995). Ansiedade e Depressão. Lisboa: Climepsi Editores.
* Pinto Gouveia, J. (2000). Ansiedade Social. Coimbra: Quarteto.
* Pio Abreu, J.L. (2001). Como tornar-se doente mental. Coimbra: Quarteto.