Educação Clínica I

Métodos de Ensino

Relatório: Descrição objetiva de factos, acontecimentos ou atividades, de forma global e coerente, seguida de uma análise rigorosa, com o objetivo de tirar conclusões ou tomar decisões.
Estrutura do relatório: A capa do relatório deve conter o nome da Instituição, o nome do curso, título, nome do autor(a), local e data.
O índice geral discrimina todos os itens das três partes do relatório (Introdução, Descrição das Atividades e Conclusões), com indicação da página correspondente.
A introdução apresentará o enquadramento do relatório, o que com ele se pretende analisar e com que finalidade. Deve ser clara e sucinta.
Para cada local de estágio, poderá ser feita a caracterização de cada local, descrição e análise das atividades realizadas.
A conclusão, que é uma síntese de toda a reflexão feita no desenvolvimento do relatório, exprime a súmula completa, clara e objetiva, dos dados considerados importantes e discutidos durante a elaboração do relatório.

Resultados de Aprendizagem

Identificar as situações relacionadas com os conhecimentos teóricos e teórico-práticos, por observação da prática; Desenvolver uma atitude profissional face ao doente e colegas, a qual compreende a dignidade do doente e a necessidade de confidencialidade;
Conhecimento das condições de trabalho das Instituições onde os fisioterapeutas exercem.

Programa

Observação orientada de instituições de saúde e atividades dos fisioterapeutas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Furtado Soares Albergaria Pacheco

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

Guide to Physical Therapist Practice. Second Edition. American Physical Therapy Association. Physical therapy. 2001;81(1):9-746. Epub 2001/02/15.