Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários conhecimentos base.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
a. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
b. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
c. Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e Estudo de Casos.
Resultados de Aprendizagem
No final desta UC, o estudante deverá ser capaz de:
1. Compreender os desafios atuais enfrentados pelos territórios, incluindo globalização, sustentabilidade e digitalização;
2. Identificar as variáveis explicativas do comportamento de residentes, visitantes, investidores e empresas em contexto territorial de marketing territorial;
3. Utilizar técnicas de diagnóstico em marketing territorial;
4. Desenvolver e aplicar planos de marketing territorial integrando comunicação, branding, inovação e sustentabilidade;
5. Definir estratégias para atração, retenção e fixação de pessoas, empresas e investimentos;
6. Utilizar o marketing digital territorial e plataformas online como instrumentos de promoção;
7. Avaliar a eficácia das políticas de marketing territorial através de indicadores de performance.
Programa
Parte I – Fundamentos do Marketing Territorial
1. Introdução ao marketing e evolução para o marketing territorial
2. Dimensões e especificidades do marketing territorial
3. Ferramentas de diagnóstico em marketing territorial
Parte II – Estratégia e Públicos-Alvo
1. Objetivos do marketing territorial (atração de visitantes, investimento, residentes e talento)
2. Públicos-alvo: residentes, turistas, investidores, empresas e stakeholders institucionais
3. Estratégias e políticas territoriais (competitividade, sustentabilidade, inovação)
Parte III – Branding, Comunicação e Digital
1. Branding e promoção do território
2. Marketing territorial digital: city branding online, redes sociais, smart cities e plataformas colaborativas
Parte IV – Implementação e Avaliação
1. Gestão de projetos de turismo e cultura como motores de identidade territorial
2. Avaliação e métricas de resultados
3. Estudos de caso nacionais e internacionais
Docente(s) responsável(eis)
Ricardo Filipe Carreira RamosMétodos de Avaliação
- - Trabalho prático - 50.0%
- - Testes Escritos - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kotler, P., Gertner, D., & Rein, I. (2007). Marketing Places: Attracting Investment, Industry, And Tourism To Cities, States, And Nations. Free Press.
Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (Eds.). (2002). Destination Branding: Creating the Unique Destination Proposition. Butterworth-Heinemann.
Moilanen, T., & Rainisto, S. (2009). How to Brand Nations, Cities and Destinations. Palgrave Macmillan.
Ashworth, G., & Kavaratzis, M. (2019). Rethinking Place Branding: Comprehensive Brand Development for Cities and Regions. Springer.
Zenker, S., & Jacobsen, B. P. (2015). Inter-regional Place Branding: Best Practices, Challenges and Solutions. Springer.
Oliveira, E. (2020). Place Branding in the Digital Age: Strategies for Cities and Regions. Routledge.
Lucarelli, A. (2022). Place Branding Research Agenda. Edward Elgar.
Govers, R. (2018). Imaginative Communities: Admired Cities, Regions and Countries. Amsterdam University Press.
Figueira, A. P. (2011). Marketing Territorial: Uma Nova Dimensão do Marketing. Mel Editores.
Gouveia, M. (2022). Marketing Digital: O Guia Completo. Ideias de Ler (applied to the territorial context.