Direito de Marketing

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão tratados utilizando-se duas metodologias complementares: interpretação e análise das disposições legais e exposição dos conteúdos pelo docente e sua discussão com os alunos; resolução de casos práticos e de decisões jurisprudenciais pelos alunos. No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) apresentação oral individual; 2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho escrito individual.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular cada aluno esteja habilitado a:
a) Conhecer os termos da protecção legal substantiva e adjectiva dos títulos de propriedade industrial, especial de marcas, de denominações de origem/indicações geográficas e de patentes;
b) Conhecer os termos da contratação tendo por objecto títulos de propriedade industrial, como a respeitante à respectiva transmissão e licença;
c) Reconhecer actos de concorrência desleal e respectivas sanções legais.

Programa

Parte I – Direito da propriedade industrial
1. Introdução ao direito de propriedade industrial
2. Análise especificada dos títulos de propriedade industrial: patentes de invenção; modelos de utilidade;
topografias de produtos semicondutores;
desenhos ou modelos; marcas; denominações de origem e indicações geográficas; logótipos registados.
3. Negócios sobre direitos privativos de propriedade industrial: transmissão e licença;
os negócios sobre a marca, em particular; o caso especial do franchising.
4. Tutela judicial
Parte II – Direito da concorrência desleal
1. Aspectos gerais
2. Actos de concorrência desleal
3. Tutela judicial

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Miguel Pina de Jesus

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ascensão José de Oliveira, Concorrência Desleal. Coimbra: Almedina, 2002
Carvalho, Américo da Silva, Direito de Marcas. Coimbra: Coimbra Editora, 2004
Cornish, W., / Llewelyn, D., Intellectual Property: Patents, Copyrights, Trademarks and Allied Rights, Sweet &
Maxwell, 2010
Olavo, Carlos, Propriedade Industrial, Vol. I, 2.ª edição. Coimbra: Almedina, 2005.
Gonçalves, L. M. Couto, Manual de Direito Industrial. Coimbra: Almedina, 2008