Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 MÉTODOS DE ENSINO
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 42 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.
Os trabalhos a realizar obedecerão a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Exercício 1 – peso de 15% na avaliação;
– Exercício 2 – peso de 35% na avaliação;
– Exercício 3 – peso de 50% na avaliação.
EXAME
– Componente Teórica – Prática- 30% da avaliação
– Componente Prática – 70% da avaliação
Resultados de Aprendizagem
3.1. Estruturar coleção de tecidos para casualwear e para jeanswear.
3.2. Desenvolver tecidos para casualwear e jeanswear.
3.3. Identificar áreas e especificidades dos produtos dos setores de têxteis-lar e decoração.
3.4. Estruturar e construir coleção de tecidos para sala, cozinha e quarto
Programa
4.1. Desenvolvimento de coleções de tecidos para casualwear
4.1.1. Definição do conceito
4.1.2. Estruturação da coleção casualwear
4.1.3. Desenvolvimento da coleção casualwear
4.1.4. Elaboração de coloridos
4.2. Desenvolvimento da coleção de tecidos para jeanswear
4.2.1. Definição do conceito
4.2.2. Estruturação da coleção jeanswear
4.3. Coleções de tecidos para têxteis – lar e decoração
4.3.1. Têxteis – lar versus decoração
4.3.3. Áreas de produto
4.3.4. Especificidades dos produtos para têxteis – lar
4.4. Sector de decoração
4.4.1. Especificidades dos produtos para decoração
4.4.3. Definição do ambiente
4.4.4. Elaboração da gama geral
4.5. Criação de padrões para produtos de sala, cozinha e quarto
Métodos de Avaliação
- - Exercício 1 - 15.0%
- - Exercício 3 - 50.0%
- - Exercício 2 - 35.0%
- - componente teórica-prática - 30.0%
- - componente prática - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Clarke, S. (2021). Textile Design – Simon Clarke. Laurence King Editora
Dixon, A. (2007). Handweaver’s Pattern Book: The Essential Illustrated Guide to over 600 Fabric Weaves. Herbert Imprensa
Hallett,C.& Johnston,A. (2021). Fabric for Fashion: The Swatch Book Revised Second Edition. Laurence King Publishing
Igoe, E. (2021). Textile Design Theory in the Making. Bloomsbury Artes Visuais
Russell, A. (2011). The Fundamentals of Printed Textile Design. AbeBooks
Sposito, S. (2023). Fabrics in Fashion Design: The Complete Textile Glide. Hoaki
Steed,J.& Stevenson,F. (2020). Sourcing Ideas for Textile Design. Bloomsbury Artes Visuais
Wisbrun, L. (2021). The Complete Guide To Designing and Printing Fabric : Techniques, Tutorials & Inspiration for the Innovative Designer. Bloomsbury