Projeto final em design têxtil

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 MÉTODOS DE ENSINO

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:

– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;

– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

 

6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

 

Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 42 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.

 

Os trabalhos a realizar obedecerão a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

 

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

– Exercício 1 – peso de 15% na avaliação;

– Exercício 2 – peso de 35% na avaliação;

– Exercício 3 – peso de 50% na avaliação.

EXAME

– Componente Teórica – Prática- 30% da avaliação

– Componente Prática – 70% da avaliação 

Resultados de Aprendizagem

3.1. Estruturar coleção de tecidos para casualwear e para jeanswear.

3.2. Desenvolver tecidos para casualwear e jeanswear.

3.3. Identificar áreas e especificidades dos produtos dos setores de têxteis-lar e decoração.

3.4. Estruturar e construir coleção de tecidos para sala, cozinha e quarto

Programa

4.1. Desenvolvimento de coleções de tecidos para casualwear

4.1.1. Definição do conceito

4.1.2. Estruturação da coleção casualwear

4.1.3. Desenvolvimento da coleção casualwear

4.1.4. Elaboração de coloridos

4.2. Desenvolvimento da coleção de tecidos para jeanswear

4.2.1. Definição do conceito

4.2.2. Estruturação da coleção jeanswear

4.3. Coleções de tecidos para têxteis – lar e decoração

4.3.1. Têxteis – lar versus decoração

4.3.3. Áreas de produto

4.3.4. Especificidades dos produtos para têxteis – lar

4.4. Sector de decoração

4.4.1. Especificidades dos produtos para decoração

4.4.3. Definição do ambiente

4.4.4. Elaboração da gama geral

4.5. Criação de padrões para produtos de sala, cozinha e quarto

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Exercício 1 - 15.0%
  • - Exercício 3 - 50.0%
  • - Exercício 2 - 35.0%
Exame
  • - componente teórica-prática - 30.0%
  • - componente prática - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Clarke, S. (2021). Textile Design – Simon Clarke. Laurence King Editora

Dixon, A. (2007). Handweaver’s Pattern Book: The Essential Illustrated Guide to over 600 Fabric Weaves. Herbert Imprensa

Hallett,C.& Johnston,A. (2021). Fabric for Fashion: The Swatch Book Revised Second Edition. Laurence King Publishing

Igoe, E. (2021). Textile Design Theory in the Making. Bloomsbury Artes Visuais

Russell, A. (2011). The Fundamentals of Printed Textile Design. AbeBooks

Sposito, S. (2023). Fabrics in Fashion Design: The Complete Textile Glide. Hoaki

Steed,J.& Stevenson,F. (2020). Sourcing Ideas for Textile Design. Bloomsbury Artes Visuais

Wisbrun, L. (2021). The Complete Guide To Designing and Printing Fabric : Techniques, Tutorials & Inspiration for the Innovative Designer. Bloomsbury