Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 A metodologia de ensino integrará momentos de reflexão e abordagem a conceitos teóricos e práticos sob supervisão dos docentes e/ou de outros especialistas das áreas abordadas que conduzirão sessões de carácter formativo, e/ou ainda de visitas e organização de iniciativas enquadradas nos objetivos da unidade curricular.
6.2 Avaliação Contínua.
A avaliação final baseia-se em: Assiduidade e participação ativa (30%); Relatórios da sessões/visitas de estudo ou outras iniciativas (20%); Trabalho final com apresentação oral (50%).
6.3. A escala que consta na pauta de frequência, decorrente da avaliação contínua, é: 0 -20.
A UC apenas pode ser realizada por avaliação contínua.
Resultados de Aprendizagem
3.1. Promover uma visão integrada da área do design têxtil e a sua aplicação na realidade empresarial
3.2. Partilha de experiência profissional de diferentes perspetivas profissionais no âmbito do design têxtil
3.3. Conhecer as tendências atuais e os desafios enfrentados pelos profissionais da área do design têxtil
3.4. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos ao nível da identificação e operacionalização de normativas que regulam a atividade profissional
Programa
4.1. Apresentação e análise de “Case Studies”, no âmbito da ação do Design têxtil
4.2. A realidade empresarial do design têxtil nacional e internacional
4.3. Partilha de diferentes perspetivas profissionais no âmbito do design têxtil
4.4. Consultores de moda e/ou imagem para a moda
4.5. Perceber, refletir e criticar no âmbito do design têxtil
Métodos de Avaliação
- - Relatórios da sessões/ visitas de estudos ou outras iniciativas - 20.0%
- - trabalho final com apresentação oral - 50.0%
- - Assiduidade e participação ativa - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brandão, P. (2003) As profissões do desenho: Notas sobre a interdisciplinaridade. In, Cadernos de Design. Ano 8, nº22/23. Pp.110-118. Centro Português de Design.
Cailloux, M. & Noel, M. (Autor (2021). Print Textile Design. Promopress.
Christiansen, H. & Fraas, M. (2024). The Black Book: Fashion, Styles & Stories. TeNeues.
Menezes, M. & Sila, M. (2023). Design de Superfícies, da teoria à praxis. Canal 6.
O’Nascimento, R. (2020). Roupasn Inteligentes: Combinado Moda e Tecnologia. Editora Senac
Steed, J. & Stevenson, F. (2020). Sourcing Ideas for Textile Design. Bloomsbury Publishing.
Visão Prospetiva e Estratégias ITV 2030. (2021). Retrieved July 29, 2024, from https://atp.pt/wp-content/uploads/2021/07/Estudo-2030-digital.pdf