Comunicação nas Plataformas Digitais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.

A avaliação continua compreende a realização de um trabalho de grupo (50%) e de um trabalho individual (40%). A presença e participação em aula representam 10% da classificação final.

 

Resultados de Aprendizagem

O propósito da unidade curricular é permitir aos estudantes a perceção do modo como a alteração do contexto, a atitude e comportamento dos cidadão/consumidores obrigam a um planeamento estratégico de comunicação que considere a importância das ferramentas digitais.

Programa

1. A Comunicação externa
a. História da Comunicação Externa
b. Tipos de Comunicação Externa
c. OS fornecedores de serviços de comunicação externa
2. O planeamento estratégico na Comunicação
a. Monitorização da reputação da organização
b. Identificação do público
c. Análise de concorrentes
d. Objetivos de comunicação
e. Seleção de meios
f. Produção de conteúdo relevante
g. Análise de resultados
3. A comunicação digital
a. Novo modelo de comunicação digital: Pesto Model.
b. As plataformas de comunicação
c. Paid, owned and Earned Media
4. O processo criativo na Comunicação

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho individual - 40.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AFONSO, C., Amaral, I., Monteiro, D., Neto, J. & Remondes, J. (2016). Marketing digital & E-commerce. Viseu: Psicosoma.

CARREIRA, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.

CHAFEY, D. & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (eighth edition). London: Pearson.

FAUSTINO, P. (2019). Marketing digital na prática. Lisboa: Marcador.

RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.

KOTLER, P. & ARMSTRONG, G. (2018), Princípios de Marketing 17ª edicion, Pearson Educacion.