Metodologia da Investigação

Métodos de Ensino

É fornecido aos alunos um suporte teórico, ao longo do semestre, por forma a que possam acompanhar melhor a explanação dos assuntos lecionados. O recurso a exercícios aplicados obriga os alunos a acompanhar de perto o desenrolar da matéria. O esclarecimento de dúvidas é feito em horário previsto para o efeito ou em horário a combinar.
A plataforma NONIO é usada na transmissão e organização de materiais de apoio às aulas, bem como meio de interação professor / alunos e entre alunos.
A avaliação de conhecimentos contínua é efetuada com base em duas componentes: teórica (33%) e teórico/prática (67%). O aluno não pode ser aprovado caso a sua nota final, em pelo menos uma das componentes, seja inferior a 9 valores.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências teóricas e técnicas necessárias para elaborar um projeto de investigação, com indicação clara dos objetivos e hipóteses a testar, bem como para construir um plano de investigação, respeitando as condições necessárias no estabelecimento da validade dos resultados, incluindo a operacionalização das variáveis e elaboração cuidada das instruções/ protocolos.

Programa

. Investigação Científica: Objectivos e contexto
. Metodologias de investigação científica: características
. Qualidade da Investigação
. A validade experimental
. Etapas de uma Investigação:
– Primeira Etapa: Pergunta de Partida ou Problema de investigação
– Segunda etapa:
Exploração
Literatura científica
Métodos de recolha da informação
– Terceira Etapa: A Problemática
– Quarta Etapa: A Construção Do Modelo De Análise
– Quinta Etapa: A Observação
– Sexta etapa: Análise das informações
– Sétima Etapa: Discussão e Conclusão
. Comunicar as descobertas científicas
. Estrutura de um trabalho científico
. Análise critica de artigos científicos
Avaliação

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cubo Delgado, S., Martín Marín, B., & Ramos Sánchez, J. (2011). Métodos de Investigación y Análisis de Datos en Ciencias Sociales y de la Salud (Pirámide Ed.). Madrid: Pirámide.
Fortin, Marie-Fabienne. (2009). Fundamentos e etapas do processo de Investigação. Loures: Lusodidacta.
Pocinho M.(2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel
Ribeiro, J. L. (2010). Metodologias de Investigação em Psicologia e Saúde (3ª ed.). Porto: Legis.