Epidemiologia Nutricional

Métodos de Ensino

As aulas de exposição teórica
Aulas teorico-praticas com Exercícios com recurso a para autoavaliação dos conteudos ministrados
As aulas teóricas serão expositivas e irão ter como objetivo principal a realização de exercícios práticos para aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas de exposição teóricas bem como a leitura e interpretação de artigos científicos.
Encontram-se reservadas 6 horas para a avaliação que permitirá a realização de várias fichas de exercícios para autoavaliação diagnostica. A avaliação final escrita tem a estrutura das fichas realizadas na aula em grupo. A entrega em suporte informático das fichas resolvidas (ER) vale 5 valores . A interpretação de um estudo científico em dietetica e nutrição de cariz epidemiológico (EC) vale mais 5 valores e a frequência escrita (F) vale os restantes 10 valores.
Assim a nota final resulta da seguinte formula: 5 ER + 5 EC + 10 F

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da Epidemiologia Nutricional, é investigar a contribuição da alimentação e dos fatores relacionados, no estado nutricional e no aparecimento da doença em humanos.Trata-se de uma área de estudo estimulante, pois permite elucidar sobre as causas potenciais e a prevenção de situações relacionadas com a doença.
É assim fundamental, que o nutricionista adquira competências para responder a estes desafios, que desenvolva o espírito interrogativo, que equacione corretamente os problemas e que proponha as soluções adequadas
Pretende-se desenvolver aptidões para que o futuro nutricionista baseie a sua prática diária nos dados da investigação, usando os princípios epidemiológicos, pelo que será indispensável que os saiba interpretar com espírito crítico estabelecendo um juízo fundamentado sobre as suas qualidades e fraquezas.
Esta unidade curricular requer conhecimentos prévios de fundamentos de epidemiologia, sendo por isso rapidamente ministrados no início da disciplina

Programa

1. Apresentação da disciplina. Objetivos e métodos.
2.A epidemiologia. Conceito e perspetiva histórica. Fundamentos de epidemiologia
3.A emergência da epidemiologia nutricional.
4.Métodos epidemiológicos.
4.1.Epidemiologia analítica e descritiva. Tipos de estudos.
4.2. Medição da exposição e do resultado: Estudo da validade e da reprodutibilidade. Sensibilidade, especificidade e valor preditivo. Medidas de associação. Vieses, confundidores e variáveis modificadoras de efeito. Efeitos e soluções.
4.3.Análise e apresentação de dados alimentares.
5.Interpretação da investigação epidemiológica. Critérios de inferência causal.
6.Interação hospedeiro, ambiente, agente em epidemiologia nutricional.
7.Questões éticas em epidemiologia nutricional.
8.Monitorização e vigilância nutricional.
9.O papel dos estudos epidemiológicos na determinação das relações causais entre alimentação e doenças. A epidemiologia nutricional

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bonita, R., Beaglehole, R., & Kjellström, T. (2010). Epidemiologia Básica. (World Health Organization, Ed.) (2nd ed.). São Paulo: Santos.
•Nutritional Epidemiology – Walter Willett – Monographs in Epidemiology and Biostatistics – vol. 30 – Oxford University Pres – 2nd Ed. Oxford, 1998.
•Design Concepts in Nutritional Epidemiology – B.M. Margetts and Michael Nelson – Oxford University Press – 2nd Ed. Oxford, 1997.
• Epidemiology. An Introduction. Rothman KJ. Oxford University Press. Oxford, 2002.
• A Dictionary of Epidemiology – J.M. Last -Oxford University Press – 4th Ed. Oxford, 2001.