Conhecimentos de Base Recomendados
Engenharia Civil
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas de exposição, discussão, análise e decisão. Durante a apresentação dos assuntos, os alunos serão incentivados a uma participação ativa, sendo estimulados a desenvolverem uma abordagem técnico-cientificamente para a resolução de problemas e para atingir os objetivos do trabalho. Os alunos serão motivados a desenvolverem trabalho autónomo de pesquisa, organização e desenvolvimento de trabalho. Participação em seminários com investigadores convidados onde são abordados vários eixos de investigação.
Resultados de Aprendizagem
Proporcionar um primeiro contacto com a pesquisa e os métodos de investigação na Engenharia Civil, aprendendo os conhecimentos básicos e a abordagem técnico-científica no desenvolvimento de Projetos de Tese, Projeto ou Estágio.
Compreensão e aplicação de conhecimentos; desenvolvimento de competências de investigação, projeto ou estágio, promoção da otimização do trabalho em equipa com supervisão e ética; realização de julgamentos/tomada de decisões; aumento da capacidade para comunicar, de fazer apresentações e discutir assuntos técnico-científicos; desenvolvimento do sentido critico e da autoaprendizagem. Adquirir competências relativas à organização, desenvolvimento, análise, redação e apresentação de dissertação, projeto ou estágio; dotar os alunos de competências para desenvolver um programa de trabalhos, com capacidade crítica, iniciativa e motivação, desenvolver a apresentar soluções inovadoras e tecno-cientificamente relevantes.
Programa
1 – Dissertação, Projeto e Estágio:
– Introdução à elaboração, apresentação e discussão de dissertações, projetos, estágios;
– Orientação e supervisão do trabalho;
– Relevância da pesquisa na seleção do tema de trabalho e da definição dos objetivos;
– Planeamento da metodologia, das tarefas a desenvolver e dos respetivos recursos;
– Ética e deontologia.
2 – Pesquisa e Projeto de Tese ou Estágio:
– Motivação e atitude proativa;
– Relação com a supervisão e com a equipe de trabalho/investigação;
– Estratégias eficientes de pesquisa bibliográfica;
– Abordagem à análise dos resultados;
– Apresentação oral (documentos multimédia e oralidade).
3 – Técnicas e Ferramentas de Produtividade:
– Estruturar e redigir dissertações, artigos científicos ou relatório técnicos;
– Ferramentas digitais de produtividade que promovam a divulgação do trabalho;
– Elaborar, apresentar e discutir resultados da investigação através de artigos científicos e/ou de comunicações em conferências;
– O papel das ferramentas de IA na produtividade do trabalho;
– O papel das conclusões e dos outputs no cumprimento dos objetivos.
Docente(s) responsável(eis)
Hugo Sérgio Sousa CostaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia diversa em função das temáticas escolhidas pelos estudantes, que inclui artigos científicos, livros teses e/ou dissertações.
Pereira A., Poupa, C. (2016). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Edições Sílabo
Baxter, P., & Jack, S. (2008). Qualitative case study methodology: Study design and implementation for novice researchers. The Qualitative Report, 13(4), 544–559.
Yin, R. K. (2018). Case study research and applications: Design and methods (6th ed.). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.
Ordem dos Engenheiros (2016). Código de Ética e Deontologia.